Publicação

Trabalhar em Equipe Funciona

foto de
Wellington Moreira CONTEÚDO EM DESTAQUE

Para se formar uma equipe de trabalho vencedora é preciso muita dedicação e tempo até que o conjunto possa amadurecer. Saiba quais são as características de uma equipe de alta performance

Para se formar uma equipe de trabalho vencedora é preciso muita dedicação e tempo até que o conjunto possa amadurecer. Isto quer dizer que não adianta reunir excelentes profissionais se não houver também um senso de equipe (identidade) que garanta normas e valores válidos para todos – mesmo contando com membros que possuam papéis específicos.

Grandes times esportivos sofreram insucessos ao integrar os melhores atletas da modalidade numa só agremiação porque não havia comunhão nestas pseudo-equipes. No máximo, formavam um amontoado, agrupamento ou bando de pessoas.

O próprio técnico da seleção norte-americana de basquete, Larry Brown, afirmou antes dos Jogos Olímpicos de Atenas que o maior problema que enfrentava era fazer com que tantas estrelas jogassem para o time e deixassem de tentar brilhar sozinhos. Ele não conseguiu esta façanha e os EUA ficaram com a medalha de bronze depois de subirem ao lugar mais alto do pódio durante várias décadas.

'Os jornalistas são uns ignorantes que não sabem como é difícil fazer 12 pessoas jogarem juntas em algumas semanas. Sei que nossa equipe era a mais talentosa aqui, porém mesmo na NBA o time mais talentoso às vezes perde', afirmou sabiamente o jogador Richard Jefferson, depois da derrota para a seleção argentina na partida semifinal.

QUANDO ACONTECE O TRABALHO EM EQUIPE

Intrigados com o tema, milhares de estudiosos vêm tentando decifrar há várias décadas os segredos das equipes de trabalho que conquistam resultados fabulosos e cinco características chamam a atenção:

- Propósito comum É fundamental encontrar em todas as pessoas que atuam numa mesma equipe o sentimento de que existe um objetivo visível e que pode ser alcançado justamente porque elas estão reunidas para isto. É claro que todo profissional possui suas metas individuais, entretanto precisamos perceber que as pessoas falam a mesma língua. Como descobrir se a minha equipe trabalha com um propósito comum? Pergunte a eles “qual a razão de trabalharem juntos” e de acordo com a resposta você perceberá se a sua equipe está amadurecida ou não.

- Metas fixadas Uma equipe vencedora possui metas claras e fixadas. As pessoas que atuam em conjunto precisam saber o que devem alcançar, quando, onde, por quê e qual o custo desta empreitada. Um propósito comum pouco vale quando não há alvos palpáveis definidos por uma eficiente estratégia em busca da realização.

- Abordagem para a tarefa Equipes de alto desempenho possuem foco nas atividades que precisam ser executadas e, antes de mais nada, cumprem esta missão principal. Eles sabem que precisam trabalhar num ambiente organizacional bastante saudável, mas que alegria sem trabalho produtivo não garante o faturamento necessário para a sobrevivência da empresa. Seu lema: “É imprescindível fazer aquilo que deve ser feito”.

- Habilidades complementares Ronaldinho Gaúcho foi considerado o melhor jogador do mundo em 2004 e atua ao lado de vários outros craques do Barcelona (Espanha). Imagine um time com 11 “Ronaldinhos”. Será que teria um grande sucesso? Provavelmente não. O Ronaldinho como goleiro deve ser muito ruim, como lateral-esquerdo pior ainda e daí por diante. Nossas equipes anseiam por profissionais que detém habilidades diferentes, mas que se completam por suprir deficiências do outro. Sim, precisamos valorizar a diversidade.

- Sinergia Segundo o dicionário Aurélio, sinergia é a associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada. Para isto, você já deve ter imaginado, é valioso contar com pessoas que gostam de atuar juntas. Isto não quer dizer que se amem, dêem abraços calorosos ou coisa parecida; mas, que se respeitam e possuem admiração mútua.

Levando em consideração estes princípios do trabalho em equipe será mais fácil evitar o insucesso e, conseqüentemente, não agir ironicamente como um amigo que afirma categoricamente:

“Se não fosse o trabalho em equipe, como a gente iria colocar a culpa nos outros.”

Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br

Comentários