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Wellington Moreira

Seja Proativo

A proatividade é um dos instrumentos profissionais mais solicitados atualmente. Confira como ser proativo com a consultora Viviane Rodrigues!


Uma das características mais apreciadas atualmente pelo mercado de trabalho é a proatividade (o inverso da reatividade).

Ser Proativo é ser a causa; compartilhar; estar no controle das coisas; ser o criador de novas situações.

Ser Reativo é ser o efeito; receber; estar sob o controle das coisas.

No livro de Stephen Covey, “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, SER PROATIVO é o primeiro hábito. A proatividade é o caminho para a excelência. Ser proativo é antecipar soluções, mostrar alternativas de como algo poderia ser feito melhor. Pessoas proativas são mais eficazes, destacam-se com mais facilidade e tornam-se mais aptas a exercer novas funções, novas atribuições e, conseqüentemente, ter êxito – na vida pessoal e profissional.

Se você é uma pessoa que, de uma forma ou de outra, tenta encontrar diversas maneiras para resolver um problema ou executar uma ação, pode-se considerar no time dos proativos.

Proatividade é sinônimo de iniciativa, de superar as expectativas iniciais.

O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências com eles, mesmo não tendo muito tempo. Ou seja, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos (muitas vezes inconscientemente), o que lhe permite antecipar-se aos fatos.

O profissional proativo é aquele que gosta de sair da rotina e que sempre oferece alternativas, soluções e uma visão positiva.

Acompanhe esta sábia estória: Luiz era funcionário de uma empresa há quatro anos. Naquele dia, ele estava muito chateado e resolvera ter uma conversa com o proprietário. Ao se encaminhar até à sala onde ocorreria a conversa, ele ficou se questionando porque estava sendo tão injustiçado. Quanto mais ele pensava, mais certeza tinha que precisava tirar isso a limpo.

Aproximou-se do dono da empresa e foi logo falando: “ – Estou chateado! Convivo com vocês há quatro anos e nunca pedi nada. Fiquei sabendo que o Hudson, que chegou há apenas seis meses, já entrou ganhando igual a mim. E o mais grave: tem um boato de que ele recebeu aumento de salário! Quero saber como fica a minha situação, já que estou na empresa há mais tempo.”

O proprietário concorda que Luiz tem o direito de ficar chateado e apenas lhe pede um favor: “- Gostaria que você fosse até o supermercado da esquina e verifique se tem abacaxi, pois deverei realizar um encontro, ainda hoje, com todos os funcionários e quero servir frutas no lanche.”

Luiz ficou sem entender nada, mas foi até o supermercado, conforme lhe fora solicitado. Retornou e informou que havia bastante abacaxi.

O patrão chama Hudson e lhe faz a mesma solicitação pedida a Luiz. Determina, ainda, que Luiz permaneça na sala, até que Hudson retorne.

Ao retornar, Hudson informa: “- Tem abacaxi, mas eles não estão muito bons, pois estão verdes e pequenos. No entanto, as melancias, melões e tangerinas estão excelentes; as bananas, maçãs e uvas estão com ótimos preços, além de estarem maduras, o que seria ótimo para a festa.”

Nesse momento, o patrão olha para Luiz e exclama: “- Esta é uma das razões porque o Hudson está em melhor situação salarial que você! Ele poderia ter retornado com uma resposta simples, mas foi mais além, trouxe outras possibilidades e me deu alternativas de escolha. Ele poderia ter sido reativo – apenas ter trazido a resposta solicitada -, no entanto, ele foi proativo”.

Outras formas de ser proativo são:

· Comunique-se, comunique-se, comunique-se;
· Peça ajuda e encoraje o envolvimento;
· Conquiste a confiança;
· Faça planos de ações;
· Seja persistente;
· Estabeleça expectativas de desempenho;
· Ofereça apoio;
· Busque novas responsabilidades;
· Faça visitas a outras organizações;
· Inscreva-se em novos cursos;
· Torne-se um melhor treinador;
· Encontre novas maneiras de motivar a sua equipe, antes de deixar o trabalho, todos os dias;
· Tome a iniciativa.

Aprenda a desenvolver habilidades que agreguem soluções e eficácia ao trabalho realizado!!

Tenha uma boa semana!!!

Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br

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Wellington Moreira
Wellington Moreira14 Seguidores 71 Publicações CEO
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Palestrante e consultor empresarial em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e G. Estratégica, professor de pós-graduação. Mestre em Adm. de Empresas, MBA em G. Estratégica de Pessoas, autor dos livros Líder tático e O gerente intermediário.

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