Publicação

Bem vindo ao "Consultório Portal GSTI", por Bruno Horta Soares, CISA®, CGEIT®, CRISCTM, PMP®

foto de
Bruno Horta Soares CONTEÚDO EM DESTAQUE

Bem vindo ao Consultório Portal GSTI,

Este é o novo espaço de partilha de conhecimento da comunidade Portal GSTI.

Depois do Portal GSTI ser ter tornado uma referência na comunidade de profissionais de tecnologias de informação no Brasil, e não só, ultrapassando a barreira dos 100.000 seguidores no Facebook, queremos continuar a inovar e a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e capacitação dos profissionais nas áreas de governança, gestão, risco, controlo, auditoria e segurança de sistemas de informação.

Foi com este desafio em mente que decidimos lançar o Consultório Portal GSTI , um espaço onde os leitores poderão enviar as suas dúvidas, questões ou simples curiosidades no contexto dos sistemas de informação, e onde semanalmente eu irei procurar responder com o meu conhecimento, experiência e julgamento profissional. Acredito que é também com a partilha de experiências, boas e más, que podemos contribuir para o desenvolvimento das nossas carreiras e para a melhoria contínua das nossas organizações.

Tal como no anterior espaço "LAB GSTI 2.0", procurarei dar o meu contributo para uma maior proximidade dos profissionais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, esperando que este possa ser um espaço de partilha global de realidades diferentes, mas com a consciência de que é mais o que nos une do que aquilo que nos separa.

Alguns dos temas que procurarei desenvolver estarão necessariamente relacionados com as seguintes áreas de conhecimento:

  • Adopção de práticas na área de governança e gestão das tecnologias de informação, em particular a framework COBIT 5 do ISACA;
  • As novas tendências nas áreas de áreas de Auditoria, Risco e Controlo de sistemas de informação;
  • Os novos desafios na área da Segurança da informação;
  • A importância da formação e qualificação dos profissionais de tecnologias de informação;
  • ...

Existem alguns princípios que procuraremos seguir neste espaço:

  • Não existem boas ou más perguntas! Se tem uma dúvida ou questão é natural que muitos mais colegas a tenham;
  • Nunca serão referidos os autores ou as organizações a que as situações se referem. Este é um espaço de partilha e discussão de casos de estudo em que a substância será sempre mais importante que a forma;
  • Procurarei responder a todas as questões colocadas... mais tarde ou mais cedo o seu caso aparecerá;
  • As opiniões que vierem a ser dadas apenas deverão ser encaradas como tal: as minhas opiniões;
  • Sempre que o tema vá além do meu conhecimento ou experiência procurarei procurar os melhores "especialistas" para nos ajudarem na discussão.

Comece já a enviar as suas dúvidas, questões ou curiosidades para consultorio@portalgsti.com.br e quem sabe se na próxima semana não estaremos a ajudá-lo a si!

Cumprimentos,
Bruno Horta Soares, CISA®, CGEIT®, CRISCTM, PMP®
"The more you know, the less you no!"

Comentários