Publicação

Contatos que Valem Ouro

foto de
Wellington Moreira CONTEÚDO EM DESTAQUE

É fundamental manter uma rede de contatos que podem auxiliá-lo em sua vida profissional, mas também é necessário saber o momento para agir

O jornal norte-americano The Wall Street Journal estampou os resultados de uma pesquisa sobre o mercado de trabalho que afirmava: 94% dos entrevistados admitiam que muito de seu sucesso por conquistarem um novo emprego se devia ao network (rede de contatos) que formataram ao longo da carreira e da vida. Lá, como aqui, o apoio de amigos, parentes, colegas e conhecidos faz realmente a diferença.

O outro lado desta história é que isto não ocorre apenas na hora de procurar emprego. Uma sólida rede de contatos pode ajudá-lo a alavancar sua carreira ao apresentar-lhe novas oportunidades. Aliás, se você ainda não mantém uma lista organizada de pessoas que podem auxiliá-lo em sua vida profissional, pense na possibilidade de iniciá-la o quanto antes e ampliá-la sempre que possível. É claro que se trata de uma via de mão dupla – não se pode esperar que alguém nos ajude num momento difícil se não nos dispusermos a ajudá-lo quando necessário.

Como proceder

Primeiramente, decida quem deve ser incluído em sua lista de contatos. Para isto, é fundamental começar identificando entre as pessoas com as quais você se relaciona aquelas que podem se tornar seus 'contatos profissionais' . As mais comuns são as seguintes:

- Amigos e familiares;
- Conhecidos e vizinhos;
- Professores e colegas do colégio ou da universidade;
- Ex-chefes e ex-colegas de trabalho;
- Membros de clubes e associações;
- Grupos religiosos ou outras organizações que você freqüenta;
- Demais profissionais que foram apresentados a você ao longo de sua carreira.

“Será que não vou incomodar?”

Algumas vezes você já teve este tipo de sensação e acreditou que poderia criar uma situação incômoda para o outro ou até mesmo sentir-se humilhado ao expor sua dificuldade . Entretanto, a maioria das pessoas fica feliz quando pode auxiliar alguém a se recolocar, especialmente quando conhecem e confiam em seu trabalho. Há ainda outro benefício: fazendo uma indicação, nossos contatos poderão estar solucionando um problema da empresa indicada, ao contratarem alguém como você.

Cuidados

Segundo o especialista em aconselhamento de carreira Rubens Marques Gimael, alguns cuidados são fundamentais :

- Siga sempre as indicações que lhe forem fornecidas, mesmo que não acredite que vão funcionar. A não ser que tenha um bom motivo para não o fazer;
- Procure dar retorno ao seu contato, especialmente se a indicação foi bem-sucedida;
- Agradeça sua atenção e auxílio e marque um novo encontro o mais cedo possível. Mantenha-o informado sobre eventuais mudanças em sua carreira e procure saber quais são os planos dele para o futuro. Seu contato precisa sentir que você está presente e pronto para retribuir a ajuda que ele lhe prestou.

Sugestão prática

Telefone todas as semanas para pelo menos duas pessoas com as quais ultimamente não tem falado, mas que fazem parte de sua rede . Ligue apenas e tão somente para saber como estão e fortalecer seus laços. Se desejar, convide-os para almoçar, por exemplo. Que tal fazer isto agora?

Em tempos de crise ou bonança, os contatos valem ouro.

 Wellington Moreira

wellington@caputconsultoria.com.br 

Comentários