Publicação

Segurança da Informação sem conscientizar não vai

foto de
Marcelo Gaspar CONTEÚDO EM DESTAQUE

Conscientização na Segurança da Informação


conscientização

Prezados leitores do portal GSTI, muitas vezes quando vemos assunto segurança da informação logo associamos a varias soluções de software e hardware (firewall, IPS, antivírus, etc.), mas meu foco hoje é falar justamente de uma parte que é tão importante quanto, a conscientização da segurança da informação.

Um dos grandes problemas em segurança da informação é a engenharia social e para ela não existe uma solução tecnológica de proteção, mas sim a conscientização de o que é e como pode acontecer.

" Em Segurança da informação, chama-se Engenharia Social as práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma de entrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas".

Além da engenharia social os usuários devem ser conscientizados de como utilizar os recursos computacionais de maneira segura. Existem várias maneiras de se conscientizar como treinamentos, workshop, palestras, etc.

Uma boa opção é fazer vídeos nos quais sejam abordados temas básicos sobre segurança da informação. Como os exemplos abaixo disponibilizados pelo NIC.BR.

Vídeo 1 : N avegar é preciso
Autor:  Antispam.br
Resumo: O vídeo trata do funcionamento da Internet, com suas vantagens, riscos e necessidade de proteção, principalmente mecanismos como o firewall.
Acesse o vídeo navegar é preciso

Vídeo 2 : Os Invasores
Autor:  Antispam.br
Resumo: O vídeo a presenta os tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuário, reforçando que a maioria dos códigos têm mais de um vetor de entrada e por isso mais de uma proteção é necessária.
Acesse o vídeo o s Invasores

Vídeo 3 : Spam
Autor: Antispam.br
Resumo: O vídeo aborda os tipos de spam existentes, suas diferenças e malefícios, incluindo códigos maliciosos e fraudes.
Acesse o vídeo Spam

Vídeo 4 : A Defesa
Autor:  Antispam.br
Resumo: O objetivo do vídeo é mostrar ao usuário como se proteger de ameaças e navegar com mais segurança na rede.
Acesse o vídeo a Defesa

Um abraço e não deixe de comentar.

Comentários