Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Wellington Moreira

O Maior Bem que Você Tem

Todo profissional deve desenvolver seu caráter, pois ele é 'O MAIOR BEM QUE VOCÊ TEM'


“O que somos comunica com muito mais eloqüência do que o que fazemos ou dizemos. Nós todos sabemos disso. Existem pessoas em quem confiamos de forma absoluta, pois conhecemos seu caráter. Não importa se são eloqüentes ou se conhecem as técnicas de comunicação ou não. Confiamos nelas, e trabalhamos com elas de modo proveitoso.”
(Stephen Covey, escritor)

Parece que os executivos começam a tomar consciência que o caráter de seus liderados realmente tem importância no longo caminho até o alcance de seus objetivos corporativos. Entretanto, há ainda muita gente contratando pessoas apenas porque se vestem bem ou possuem uma fluência verbal de dar inveja a qualquer político tarimbado.

Para alguns, as técnicas assumiram o topo de tudo e agora pouco importam os valores, desde que se consiga o resultado final desejado. Conseqüentemente, em prateleiras das grandes livrarias você encontra inúmeros títulos messiânicos como “Fique rico em 10 lições”, “O que precisa saber para vender qualquer coisa” ou “170 maneiras de enlouquecer uma mulher na cama”. Receitas que prometem resolver todos os problemas que você possui e até mesmo aqueles que desconhece.

Sim, frente a tamanhas e desconcertantes mudanças, estamos exagerando a dose em busca de técnicas, que também são importantes, mas secundárias em relações àquilo que deve nortear nossas ações: princípios e valores. Pouca se fala em integridade, honestidade, dignidade humana, paciência e educação, desde que se tenha um corpo bonito, uma fala agradável ou um belo carro importado.

Concordo que seja imprescindível aprender o que há de mais novo em sua atividade profissional, mas é mais valioso ainda desenvolver o seu caráter e resgatar a essência do ser humano que existe em você. Um professor costumava dizer na Universidade que “enquanto muitos fazem Direito para proteger a lei, outros estudam para burlá-la”. Triste, mas verdadeira constatação.

Por isto, antes de escolher o seu sócio para determinado empreendimento ou começar a trabalhar numa nova empresa, avalie se os princípios e valores desta pessoa ou organização são compatíveis com as suas crenças e aquilo que mais estima. Não vou aprofundar muito, mas procure fazer o mesmo quando for “eleger” seu cônjuge, já que você evitará uma relação sem futuro.

Lembre-se que, através de técnicas você até pode enganar alguém durante algum tempo, mas a farsa cairá mais cedo ou mais tarde. Diante disto, desenvolva seu caráter continuamente, mesmo que você já seja alguém altamente confiável. No mundo dos negócios, o seu caráter é o maior bem que você tem.


 Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br 

    COMPARTILHE

    Wellington Moreira
    Wellington Moreira14 Seguidores 71 Publicações CEO
    Seguir
    Palestrante e consultor empresarial em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e G. Estratégica, professor de pós-graduação. Mestre em Adm. de Empresas, MBA em G. Estratégica de Pessoas, autor dos livros Líder tático e O gerente intermediário.

    Comentários