Publicação

Oportunidades que vão mudar nossas vidas

foto de
Telma Gomes Souza CONTEÚDO EM DESTAQUE

No começo deste mês participei da Expo Management 2013, um evento incrível realizado pela HSM em São Paulo, que contou com a presença de grandes executivos que pagam 2.500 reais ao dia para participarem. Realizei um sonho ao assistir o professor Michael Porter ao vivo dentre vários outros mestres internacionais dos negócios.


A seguir algumas dicas e oportunidades discutidas no evento que podem ser adequadas para vários setores e que certamente farão parte de nossas vidas em poucos anos:

- Impressão 3D.

Há anos que acompanho este tema que vai revolucionar não somente indústrias, empresas de merchandising, moda, eventos, alimentação, engenharia e decoração como a rotina de todas as pessoas que poderão praticamente “teletransportar” objetos. Várias oportunidades surgirão especialmente na área de serviços e design.

A iPrinter 3D será a grande novidade da Apple depois do iWatch?

Não tenho dúvidas.

- Internet nas Coisas.

Hoje já existem mais dispositivos móveis ligados à web do que seres humanos, o que é incrível se considerarmos que o Celular e a Internet só se popularizaram há duas décadas.
Em breve, não somente seus sapatos, roupas e talheres estarão conectados à “ Nuvem ” enviando e coletando informações inerentes às suas funções, mas também as peças de seu carro, campos agrícolas, animais, tanques, esgotos e muito mais. Tudo será fonte de informação que nos permitirá conhecer mais nossos ambientes e aumentar a eficiência das empresas, reduzindo desperdício e melhorando nossa saúde de uma maneira geral.

Vários novos serviços e produtos nascerão. Empreendedores, fiquem alertas!

- E-commerce

Atualmente a venda on-line não corresponde nem a 2% das vendas do varejo brasileiro; nos EUA são 5%. Acredito que o e-commerce ainda crescerá muito principalmente em sua versão mobile e no interior do Brasil.

Uma legislação mais severa em relação a lojas incompetentes e de má-fé pode melhorar muito estes números além de melhorias no atendimento, entrega e pós-venda.

- Novos consumidores.

Existem milhões de pessoas nas classes D e E no Brasil. Todas elas podem se tornar consumidores de vários produtos que até hoje são exclusivos das classes mais altas. Desenvolver formatos de negócios simplificados (e com menos custos) voltados para este nicho é sem dúvida o maior potencial de crescimento do mercado nacional tanto no setor de Serviços quanto de Comércio.

Acompanhe semanalmente o Cases & Negócios, irei desenvolver com mais detalhes cada uma destas oportunidades.

Bons negócios a todos!

Link original: http://www.ibahia.com/a/blogs/casesenegocios/2013/11/27/oportunidades-que-vao-mudar-nossas-vidas/

Comentários