Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

Livro verde: segurança cibernética no Brasil

Ebook gratuito disponível para download : Livro verde - Segurança Cibernética no Brasil


Entre as obras do Governo Federal que vêm sendo citadas recentemente,  destacamos mais uma que pode ser do interesse de muitos de nós: um Ebook sobre segurança cibernética.

Conforme explico a seguir, o livro é resultado de uma avaliação realizada no país, e alterna entre informações em formato de relatórios, visões e diretrizes para #Segurança da Informação cibernética no país. O objetivo do trabalho é criar meios que contribuam par ao desenvolvimento da proteção do espaço cibernético do Estado brasileiro.

Sobre o autor

O responsável pela obra é o Grupo Técnico de Segurança Cibernética, com o apoio de diversos ministérios do governo federal, entre eles os Ministério da Justiça e das Relações Exteriores. Os organizadores do projeto de elaboração do material são Raphael Mandarino Junior e Claudia Canongia.

Conforme nota disposta nas primeiras páginas do livro "O Grupo Técnico de Segurança Cibernética (GT SEG CIBER), instituído no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN), do Conselho de Governo, tem como objetivo propor diretrizes e estratégias de Segurança Cibernética, e conta com representantes dos seguintes órgãos: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR – DSIC e ABIN), Ministério da Justiça (MJ e DPF), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa (MD), e Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A Coordenação do GT é exercida pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), por intermédio de seu Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) ."

Sobre o ebook - Livro verde: segurança cibernética no Brasil

O Ebook a seguir aborda segurança cibernética e é considerado útil para quem deseja ter um contato com aspectos práticos relacionados ao assunto dentro do âmbito do Governo Federal. Não se trata de um livro teórico, portanto não recomendamos para quem deseje obter informações conceituais sobre segurança cibernética.

No conteúdo são destacadas as diretrizes a serem contempladas na política nacional de segurança cibernética: para quem trabalha em órgãos públicos Federais, são aspectos de alta relevância. É uma boa oportunidade de se aproximar do tema, obter insights, e acima de tudo, contextualizar na prática algo que talvez você conheça apenas na teoria. 

Alguns dados técnicos:

• Ano de lançamento: 2010
• Número de páginas: 63
• Autores: Raphael Júnior e Claudia Canongia (Grupo Técnico de Segurança Cibernética)

Livro verde: segurança cibernética no Brasil ( download aqui )

 

COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma208 Seguidores 574 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários