Publicação

Tenha orgulho de ser um profissional de TI!

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

10 vantagens de ser um profissional de Tecnologia da Informação

19/10/2014

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos mais aquecidos do mundo e nunca para de crescer. O Brasil está entre os países emergentes com maiores Profissional de Tecnologia da Informação índices neste crescimento e possui dezenas de milhares de vagas em aberto aguardando candidatos qualificados.

Profissional de Tecnologia da Informação com Orgulho

Estas são algumas das informações que circulam sobre o mercado de TI na internet, no jornal da TV e por comentários entre colegas de profissão.

Vejo, entretanto, em paralelo a este cenário, profissionais de TI inseguros sobre seu futuro quando pensam na carreira.

Cada um cria motivos particulares para sentir tal insegurança, mas acredito que grande parte deles está preocupada em excesso com os problemas da nossa classe profissional e esquecendo das vantagens de fazer parte dela .

Para mim, a alegria ou desânimo em refletir sobre a própria carreira depende principalmente de ter optado por algo que temos paixão em fazer, pois é ela - a invencível e teimosa da paixão - que nos motiva a seguir em frente diante dificuldades e maximiza as chances de acontecer em nossas vidas aquele fenômeno sensacional, embora abstrato, a qual damos o nome de sucesso.

Se você não tem certeza de que gosta da sua profissão, desculpe, mas provavelmente este texto não é para você. Não há nada de errado em ter esta dúvida, e com certeza você encontrará sua resposta, se assim se permitir. Mas estes 10 tópicos que eu descrevo provavelmente não farão sentido no seu caso. Não neste momento.

Mas, se você adora a tecnologia da informação e ainda carrega alguns medos conforme citei no início do texto, permita-me lembrá-lo de 10 motivos para você se alegrar em nosso dia, 19 de Outubro.

1) Você tem flexibilidade para escolher e mudar de função

A primeira razão pela qual não deveríamos jamais nos decepcionar com nossa profissão é o fato de que fazemos parte de uma área profissional que apresenta mil e uma possibilidades de atuação, das mais diversas naturezas.

Você pode escolher carreiras técnicas ou gerenciais. Optar por uma variedade incrível de cursos superiores ligados a TI.

Você pode se apaixonar por desenvolvimento de software ou deslumbra-se em trabalhar em grandes infra estruturas de TI.

Poderá se tornar profissional especialista em tecnologias específicas, ou subáreas como segurança, redes, banco de dados, desenvolvimento de software, testes de software, gerenciamento de projetos, cloud computing, big data, BI, e muitas outras tendências que ainda estão por surgir.

O setor de tecnologia é tão amplo que você que está lendo este texto pode trabalhar com algo específico que, após 12 anos de experiência, eu nunca sequer ouvi falar.

Lembre-se de que a qualquer momento você pode mudar o rumo de sua carreira sem precisar mudar de profissão, pois tem à sua disposição uma flexibilidade acima da média quando comparada a outras áreas de formação!

2) Trabalhar próximo ao negócio pode expandir seus horizontes

A tecnologia está a cada dia mais integrada com processos de negócio, então a cada empresa por qual passar, você será convidado a conhecer áreas de negócio distintas, criando chances de despertar interesse por uma delas

Existem profissionais que se especializam em funções como analista de TI para setor financeiro, área de saúde , transporte aéreo, administração pública e diversas outras áreas de negócio. É mais ou menos como ocorre com alguns analista administradores que fazem opção por um segmento.

Fora os profissionais de TI e administradores, você pode até imaginar mais algumas profissões em que pode-se atuar dentro de empresas de diversos segmentos de mercado. Entretanto, dificilmente encontrará exemplos como estes dois.

O profissional de TI tem a oportunidade de "experimentar" praticamente todos os mercados que existem, e eu estou me referindo a oportunidades concretas e abundantes e não apenas à hipóteses como pode ocorrer em outras profissões.

E se você optar por uma carreira para uma área de negócio específica, poderá cursar uma variedade de pós graduações relacionadas à escolha.

Está cheio de profissionais de TI em pós de administração, contabilidade, gestão financeira, administração hospitalar, marketing, comunicação, administração pública e tudo mais que relaciona-se a um segmento de mercado específico.

3) Você dificilmente ficará entediado

É verdade que na vida tudo muda, mas quando falamos de Tecnologia da Informação essa mudança é constante, rápida e impactante.

Quem ama descobrir uma nova tecnologia e explorá-la dificilmente irá se sentir entediado nesta profissão . TI é dinâmica por natureza. O profissional de TI mal viveu a sua última paixão por uma tecnologia e já surge uma outra ainda mais apaixonante!

Se a escolha da profissão pode ser considerado um casamento, então o matrimônio com a Tecnologia da Informação pode ser traduzida como um relacionamento aberto.

Partindo da hipótese de que você escolheu trabalhar com TI porque ama isso e faz suas escolhas profissionais sem trair este sentimento, nunca deixará de se surpreender, se encantar e descobrir. Passará a vida como um adolescente conhecendo a cada período de tempo uma nova paixão.

Se você gosta de dinamismo, esta na profissão certa!

4) Você pode estudar em casa

O profissional de TI é um dos que mais possuem possibilidades para investir em estudos autodidata, a distância e livres!

Não existe outra área com tamanha quantidade de fóruns , grupos de discussão , vídeos e conteúdo em geral sendo produzido a cada minuto.

Faculdades renomadas como Havard, MIT, Stanford e Berkeley disponibilizam há mais de uma década suas aulas de graduação na área de TI em vídeos para quem quiser assistir gratuitamente via web.

É a única área profissional - pelo menos que eu conheça - para qual no Brasil uma Universidade faz a mesma coisa: disponibiliza para livre acesso o conteúdo completo de seu curso superior, todo gravado em vídeos : a fundação CECIERJ.

Se você precisar tirar dúvidas mais pontuais, a disponibilidade de profissionais na web dispostos a te ajudar é única entre as profissões, chega a ser inacreditável. Tenha orgulho disso quando conversar com seus amigos sobre a sua profissão!

5) Um dos poucos mercados brasileiros em que sobram vagas

Conheço bem todas as reflexões polêmicas que nós mesmos criamos quando são publicadas notícias de que existem centenas de milhares de vagas para TI em aberto, e não é minha intenção neste momento provocar esta discussão.

Independentemente de faixa salarial, exigências ou demais razões que geram este fenômeno, o fato é que existe um déficit de profissionais de TI especializados, coisa que é rara de ocorrer na maioria das áreas profissionais.

Minha dica é: enfrente as dificuldades e saiba reconhecer que este nível de oferta superior à demanda é uma vantagem indiscutível para a sua carreira e aprenda a tirar proveito disso!

6) Oportunidades de ingresso no mercado de trabalho

Em geral, o profissional de TI não encontra dificuldades para conseguir um bom estágio ou mesmo emprego quando está em um curso superior de ciência da computação, sistemas de informação, tecnólogos ou correlatos.

Enquanto profissionais de diversas áreas se perguntam "Nossa, será que eu vou ter um emprego depois de me formar?" o profissional de TI está mais preocupado em perguntar "Nossa, que tipo de atividade eu vou escolher depois que me formar?” Na verdade, ele não usa a expressão "depois que eu me formar" porque geralmente ele já está no mercado antes da formatura.

Eu sei muito bem que os salários para quem cursa uma graduação e não tem experiência geralmente não são tão atrativos. Mas, em todo caso, não esqueça que ter a opção de trabalhar na área enquanto cursa o nível superior não é para todos!

7) Grande fatia das vagas de concursos são para TI

Se você decidiu que a melhor opção para sua carreira é estudar para conquistar uma tão sonhada aprovação em concurso público, então você tem sorte por ter escolhido TI como profissão!

As vagas de TI estão entre as mais frequentes em concursos públicos do país , a ponto de que é difícil encontrar uma publicação de edital com número razoável de vagas que não preveja cargos de analistas e técnicos na área de TI.

O profissional de TI que estuda para concursos quase nunca fica sem concurso para se inscrever . Se quiser ver de perto, basta conferir a lista de concursos abertos com vagas para TI.

8) Há muita oportunidade para professores na área de TI

Gosta de ensinar? Em todo país, os cursos de graduação e especialização da nossa área disputam no mercado professores qualificados.

Enquanto existem profissões para quais você conhece um número limitado de faculdades em sua cidade, nós estamos falando aqui de uma área que apresenta um número significativo de cursos superiores e pós graduações . Este número está ainda maior depois que surgiram os cursos tecnólogos e só tende a crescer!

A regra vale também para instrutores. Enquanto muitas áreas profissionais são limitadas em relação ao mercado de treinamento, em Tecnologia da Informação a quantidade de profissionais dentro das empresas somada à necessidade constante de capacitá-los tornam este mercado simplesmente incrível!

E lembre-se: você não precisa se dedicar exclusivamente ao ensino ou a ministrar treinamentos para aproveitar este mercado . É possível fazer isso em paralelo a outra carreira. A escolha é sua.

9) Profissionais de TI aproveitam o conhecimento profissional em sua rotina diária

Médicos aproveitam sua própria experiência e formação para combater um sintoma indesejado que aparece ou ajudar um familiar. Podemos imaginar situações sazonais parecidas para engenheiros civis, administradores ou advogados. Profissionais de TI usam também seu aprendizado profissional na vida pessoal, mas não fazem isso de forma esporádica e sim cotidianamente.

Cada vez mais, tudo o que está em nossa volta envolve tecnologia da informação. Então isso significa que o profissional de TI tem a vantagem de poder aplicar diariamente um pouco da sua especialização profissional em pró do seu relacionamento com a tecnologia em sua vida pessoal.

10) Profissionais de TI podem construir coisas extraordinárias

Assim como as evoluções da medicina, os avanços tecnológicos são os que mais impressionam as pessoas quando divulgados, e são portanto obras profissionais que têm alto grau de significância e repercursão para o mundo.

Você pode escolher trabalhar em projetos inovadores ou mesmo fazer parte de empresas que se dedicam exclusivamente à inovação.

Quem sabe você se envolve com um projeto que irá repercutir em todo país ou no mundo, e que irá mudar a maneira como pessoas e empresas executam tarefas.

O profissional de TI pode fazer parte de projetos de grandes proporções que transformam o impossível no possível. Se você gosta de fazer a diferença, então está no lugar certo!

Eu poderia me dedicar a descrever mais motivos que fazem a mim e a muitos felizes por atuar nesta profissão, mas espero que os pontos que eu consegui discorrer neste dia 19 sejam suficientes para nos lembrar quantas coisas são boas e únicas em nossa classe profissional. E sim: também para lembrarmos de que devemos sentir orgulho de ser um profissional da área de Tecnologia da Informação.

Para todos colegas, um feliz dia do Profissional de TI!

Fernando Palma - Fundador do Portal GSTI

19/10/2014

Comentários