Publicação

Introdução à Criptografia: Vídeo Aula pelo MIT

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Descrição

Vídeo Aula Disponibilizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT): Construindo Sistemas Criptográficos 
 

Este vídeo faz parte de uma extensa Biblioteca Virtual disponibilizada pelo Massachusetts Institute of Technology, o MIT e com certeza vai interessar a 3 / estudantes de #Segurança da Informação.

A aula gravada neste vídeo aborda a Criptografia de forma introdutória e ao mesmo tempo prática. Ao contrário da maior parte das aulas disponíveis no site do MIT, esta versão da aula possui legendas em português.

Assumimos o compromisso de disponibilizar mais aulas da MIT que já estão legendadas e demais à medida que forem disponibilizados com legendas (o que é feito, muitas vezes, através da colaboração de estudantes e profissionais de TI brasileiros).

Sobre a vídeo aula: Construindo Sistemas Criptográficos

O professor da aula a seguir trabalha com o conceito de Criptografia e mostra em técnicas bem simplificadas como ocorre o método de criptografar e descriptografar dados. São apresentados e praticados conceitos de criptografia, encriptação, chave criptográfica, métodos criptográficos

O que é Criptografia

Criptografia é definida como "o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado" ( fonte ) . Ou, nas palavras do professor desta vídeo aula "O método de envio de mensagens de tal forma que apenas os destinatários possam compreendê-los". 

O que é Chave Criptográfica

Uma chave criptográfica é uma espécie de "segredo" conhecido apenas por quem tem o direito de acessar a informação. É um valor secreto que que modifica um algoritmo de encriptação. Na verdade, termos como criptografia e encriptação estão relacionados à palavra criptologia que significa o estudo dos segredos . 
Nesta aula, o professor estimula os alunos a construírem três dispositivos diferentes para criptografia. Em seguida, utiliza os dispositivos para ensiná-lo a codificar e decodificar informações transmitidas por mensagens.

Se você considera-se iniciante no tema, não se preocupe pois não tratam-se de dispositivos complexos e sim de métodos simples e didáticos que você pode implementar em casa (para você ter uma ideia, para exercitar a primeira técnica, tudo o que você precisa é de papel e tesoura). É considerada uma aula de nível introdutório, fundamental. Não há pre requisito para acompanhar o conteúdo.

Autor Professor Dan Sturtevant, de Massachusetts Institute of Technology (MIT). 

Continue Estudando Criptografia e Segurança da Informação: 

Comentários