Publicação

Vantagens e desvantagens da plataforma Magento

foto de
Marco Mascarenhas CONTEÚDO EM DESTAQUE

O  #Magento é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo quando o assunto é loja virtual. Apesar da popularidade a plataforma também tem algumas desvantagens. Abaixo listo suas principais características positivas e o que a ferramente tem de negativo.


Vantagens


  • Personalização de layout
A ferramenta permite criar layouts personalizados ao gosto de cada um. Basta ter noção de #HTML e #CSS que é possível customizar a loja  de maneira bem intuitiva. Também é possível gerenciar permissões em diferentes níveis para tornar o seu site seguro, do jeito que você deseja.

  • Gerenciamento de permissões
É possível gerenciar a permissão de usuários em diferentes níveis. Assim como o layout a configuração de acesso pode ser ajustada para cada tipo de grupo/membro.

  • Administração de recursos
Gerenciar produtos, frete e atendimento ao cliente são funções que já vem por padrão na ferramenta. Outro recurso importante muito utilizado é a possibilidade de elaboração de relatórios de acompanhamento de vendas.

A plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com 80 mil pedidos por hora. Claro que precisa de um servidor a altura.

  • Comunidade forte
Existem muitos fóruns para tirar dúvidas. A plataforma é utilizada por gente do mundo todo (é muito forte no Brasil), e os desenvolvedores participam ativamente da melhoria do sistema. 

  • SEO avançado
O Magento  possui um sistema de cache que ajuda muito na velocidade de abertura do site e isso contribui no ranqueamento do site no Google.  Fora isso ainda tem bem definido os espaços para colocar os titles, headings e descriptions... 

  • Integração de ferramentas
O sistema de e-commerce do Magento possui integração com os Correios (permite cálculo automátio de frete),  PagSeguro da UOL, #Google Analytics e inúmeros outros plugins.

Desvantagens


  • Demanda mais servidores
O Magento exige muito do servidor de hospedagem. Uma coisa que normalmente é neglicenciada pela maioria das pessoas, mas que é indispensável para que o site funcione sem lentidão. Se for utilizar o Magento prepare-se para contratar ($$$) um servidor mais robusto.

  • Plataforma complexa
O sistema demanda que as alterações sejam feitas por desenvolvedores mais especializados. O sistema tem evoluído ao longo do tempo e ficado mais intuitivo, mas ainda requer uma especialização maior para operá-lo.

  • Curva de aprendizado demorada
Apesar de utilizar a linguagem #PHP (framework #Zend) que é bastante popular, é importante entender inicialmente como funciona o sistema. Como a curva de aprendizado é um pouco demorada acaba sendo um ponto negativo para a utilização da ferramenta.

Como podem ver existem muito mais vantagens do que desvantagens em utilizar o Magento, mas é sempre bom pesquisar e ver se outras plataformas de gestão de e-commerce podem ser mais convenientes antes de decidir por qual escolher.

Comentários