Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Vantagens e desvantagens da plataforma Magento


O  #Magento é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo quando o assunto é loja virtual. Apesar da popularidade a plataforma também tem algumas desvantagens. Abaixo listo suas principais características positivas e o que a ferramente tem de negativo.


Vantagens


  • Personalização de layout
A ferramenta permite criar layouts personalizados ao gosto de cada um. Basta ter noção de #HTML e #CSS que é possível customizar a loja  de maneira bem intuitiva. Também é possível gerenciar permissões em diferentes níveis para tornar o seu site seguro, do jeito que você deseja.

  • Gerenciamento de permissões
É possível gerenciar a permissão de usuários em diferentes níveis. Assim como o layout a configuração de acesso pode ser ajustada para cada tipo de grupo/membro.

  • Administração de recursos
Gerenciar produtos, frete e atendimento ao cliente são funções que já vem por padrão na ferramenta. Outro recurso importante muito utilizado é a possibilidade de elaboração de relatórios de acompanhamento de vendas.

A plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com 80 mil pedidos por hora. Claro que precisa de um servidor a altura.

  • Comunidade forte
Existem muitos fóruns para tirar dúvidas. A plataforma é utilizada por gente do mundo todo (é muito forte no Brasil), e os desenvolvedores participam ativamente da melhoria do sistema. 

  • SEO avançado
O Magento  possui um sistema de cache que ajuda muito na velocidade de abertura do site e isso contribui no ranqueamento do site no Google.  Fora isso ainda tem bem definido os espaços para colocar os titles, headings e descriptions... 

  • Integração de ferramentas
O sistema de e-commerce do Magento possui integração com os Correios (permite cálculo automátio de frete),  PagSeguro da UOL, #Google Analytics e inúmeros outros plugins.

Desvantagens


  • Demanda mais servidores
O Magento exige muito do servidor de hospedagem. Uma coisa que normalmente é neglicenciada pela maioria das pessoas, mas que é indispensável para que o site funcione sem lentidão. Se for utilizar o Magento prepare-se para contratar ($$$) um servidor mais robusto.

  • Plataforma complexa
O sistema demanda que as alterações sejam feitas por desenvolvedores mais especializados. O sistema tem evoluído ao longo do tempo e ficado mais intuitivo, mas ainda requer uma especialização maior para operá-lo.

  • Curva de aprendizado demorada
Apesar de utilizar a linguagem #PHP (framework #Zend) que é bastante popular, é importante entender inicialmente como funciona o sistema. Como a curva de aprendizado é um pouco demorada acaba sendo um ponto negativo para a utilização da ferramenta.

Como podem ver existem muito mais vantagens do que desvantagens em utilizar o Magento, mas é sempre bom pesquisar e ver se outras plataformas de gestão de e-commerce podem ser mais convenientes antes de decidir por qual escolher.

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas66 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários