Publicação

O que é e para que serve um CMS

foto de
Juliana Basilio

CMS
CMS

Sistema Gerenciador de Conteúdo – CMS vem do inglês Content Management System e tem como objetivo facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informações em sites, blogs e portais.

O CMS fornece o esqueleto do site, sendo necessário apenas preenche-lo com o conteúdo, texto, imagens e vídeos. Depois de instalado e configurado o layout até um usuário que não entende de programação, consegue fazer alterações em seu site.

Os CMS’s apresentam várias vantagens, uma delas é a redução no tempo de desenvolvimento do site ,  possui temas prontos facilitando o layout.

Os CMS’s também facilitam a vida dos desenvolvedores, pois apresentam várias soluções prontas (exemplo: enquete, sistema de comentários, gerenciamento de usuário, fórum, formulário de contato, entre outras coisas), reduzindo o tempo de desenvolvimento, e permitindo que os desenvolvedores se concentrem em produzir soluções mais específicas e na produção do layout .

Existem grandes CMS Open Source, como o wordpress, joomla, drupal entre outros, o ideal é escolher o CMS de acordo com a necessidade e o gosto.

A maioria dos CMS’s tem como características : suporte a múltiplos usuários, edição de conteúdo facilitada, as funcionalidades iniciais podem ser ampliadas ou novas adicionadas através de puglins e módulos, gerenciamento e controle de documentos e controle de fluxo.


Juliana Basilio da Silva
Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO

Outros artigos sobre desenvolvimentos de sites:

Comentários