Publicação

7 utilizações do celular para ajudar as pequenas empresas

foto de
Tatiane Moreira

Quando pensamos no uso do celular além de ligações e troca de mensagens, muitas pequenas empresas não enxergam possibilidades.

Identificar a melhor utilização do uso do celular para a sua empresa é o convite que queremos fazer. 

Afinal de contas, o que o celular pode oferecer para as pequenas empresas? 

Celular é um computador no seu bolso.

Já faz tempo que o celular deixou de ser um mero telefone. São tantos recursos, que muitas vezes nem aproveitamos o que já está ao nosso alcance e o melhor, na palma da nossa mão. 

Se você tem interesse em ser mais ágil e ter informações da sua empresa à qualquer hora, vale a pena explorar melhor as utilidades do seu celular. 

1. Agenda e lembretes 

Controlar uma agenda fora do celular, te torna incapaz de responder questões básicas durante uma reunião, como por exemplo: Quando podemos nos reunir novamente? 

Há quem opte em terceirizar essa atividade para uma secretária. Porém, isso pode ser facilmente eliminado através de uma agenda no celular. 

Conhecer a sua disponibilidade, com certeza te traz agilidade!


Um recurso que oferece esse serviço e é muito bom é o Google Agenda. Além do controle de agendas, também possui lembretes para você e para os participantes não se esquecerem do compromisso. Vale muito a pena ter! 

2. Controle financeiro 

Que a verdade seja dita, anotar todas as movimentações financeiras da empresa é um trabalho e tanto! Muitas vezes, os gastos podem ocorrer fora do escritório, como por exemplo, a despesa de um táxi, um almoço, etc. Pensando nisso, em vez de guardar os comprovantes e digitar quando chegar à empresa é mais fácil inserir essa informação através do seu celular. A chance de você esquecer é bem menor. 

Outra utilidade do controle financeiro no celular é você ter o conhecimento das contas a pagar e a receber. Nada mais útil do que ter essas informações atualizadas e acessíveis sempre que você precisar. 

Muitos sistemas hoje oferecem a versão desktop, para uso no computador e também a versão de aplicativo para uso exclusivo no celular. Exemplo disso é o aplicativo da ZeroPaper, simples e de fácil utilização. Feito para a realidade dos pequenos e disponível como app e na versão desktop também. 

3. Suporte ao cliente

Quanto mais rápida a resposta, maior a satisfação do cliente, não é mesmo? Então, nada melhor que instalar no celular aplicativos para suporte ao cliente. 

Boas opções não faltam, como por exemplo, o Tawk.to. Esse particularmente eu uso e gosto bastante. É possível tanto atender dúvidas via chats quanto responder tickets abertos pelos clientes. Você e sua equipe não precisam se preocupar em sair do escritório e não terem como atender possíveis dúvidas dos clientes. Isso ajuda muito! 

  4. CRM 

“Quando se trata de gestão de relacionamento com cliente, um aplicativo celular de CRM fornece ao empresário amplas capacidades nas pontas dos dedos”, palavras do Anthony Smith, fundador e CEO da Insightly. 

Um aplicativo celular de CRM permite que você atualize e controle tarefas, contatos, oportunidades, projetos, cotações, adicione notas sobre seu cliente, e muito mais. 

Esqueça a necessidade de fazer anotações sobre seu cliente ou tentar lembrar tudo de cabeça. Você também não precisará recorrer às pilhas de cartões de visita. É uma economia de tempo para você gastar no que mais interessa: a construção do relacionamento com o cliente. Um exemplo muito bom é o Zoho CRM. 

5. Redes sociais

Se você acha que rede social é somente para uso pessoal, você está enganado. Existe uma grande oportunidade de uso de redes sociais para construção de networking profissional. 

Não se trata de criar anúncios e sair divulgando, apenas. O uso estratégico profissional das redes sociais busca e atrai possíveis prospects, através de assuntos que geram interesse. 

Então acessar redes sociais no celular é muito bem-vindo para as pequenas empresas. 

Para facilitar essa presença nas redes sociais, permitindo publicações contínuas e respostas rápidas aos comentários, o Hootsuite é uma ótima solução que centraliza todas as redes sociais. Com isso você não precisa acessar o face, o twitter, o instagram e etc, você faz tudo num só lugar. 

  6. Busca de vagas 

Atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade em contratar mão de obra. 

Esse problema ocorre em todos os tamanhos de empresa. Pensando nisso, usar um aplicativo para busca de vagas é extremamente útil! 

Além de facilmente buscar o profissional que você precisa, é possível receber notificações e acompanhar o andamento do seu anúncio bem de perto. 

Particularmente eu gosto muito do Linkedin e a indicação é o app Linkedin Jobs. Uma das vantagens desse app em relação a versão desktop é a privacidade, pois a rede do interessado não exibe a sua procura por vagas. Existem outros apps de busca de empregos e vale a pena serem consultados também. 

7. Comunicação e colaboração

“Comunicação e conectividade são as chave para os pequenos negócios”, conforme Dan Ward, co-fundador da empresa Detroit Labs de desenvolvimento de aplicativos para celular. 

O Slack e o Spaces são bons exemplos de plataforma de comunicação e colaboração. Resumidamente essas ferramentas favorecem a diminuição do uso do e-mail e fazem com que as equipes de trabalho interajam em grupos de discussão. Se você gosta de rede social, com certeza vai se identificar com o Slack e o Spaces que são considerados redes sociais corporativas. 

Todos o que começam a explorar as utilidades do celular dentro das pequenas empresas, sentem-se envolvidos e não pensam em voltar atrás. O mais legal de tudo é que o ganho é da empresa e do cliente. 

Listamos apenas 7 utilizações do celular para ajudar as pequenas empresas, porém existem muitos apps e tenho certeza que algum deles vai te ajudar no seu negócio!

Tudo isso já está ao seu alcance e em muitos casos não existem nem custos envolvidos. Cabe à você começar a experimentar.

No próximo post falaremos dos benefícios de criar um aplicativo de celular para a sua empresa. 

Deixe sua opinião. Todo comentário ou dúvida são bem-vindos! Essa realidade de uso de celular nas pequenas empresas está evoluindo e aqui temos esse espaço para troca de ideia, sinta-se entre amigos! :)

Post da Flávia Fonseca

Comentários