Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Como criar páginas AMP no Wordpress

O Google sempre priorizou a velocidade de abertura das páginas como uma das principais variáveis para posicionar bem um site nos resultados de pesquisa. As páginas serem otimizadas para que abram corretamente em dispositivos móveis e que isso seja feito da forma mais rápida possível é tão importante quanto ter uma boa quantidade (e qualidade) de backlinks. Talvez esses 2 sejam os fatores mais significativos quando se pensa em #SEO.

Exemplo de página AMP

Nessa publicação vou mostrar como é fácil e rápido configurar suas páginas para serem AMP utilizando o gerenciador de conteúdo #Wordpress.

Com apenas 2 plugins é possível criar as páginas  AMP:

O primeiro é o plugin AMP que cria a estrutura das página seguindo as diretrizes do Google e o segundo é o AMP Toolbox - Accelerated Mobile Pages for WordPress que permite a customização das páginas de forma bem facilitada.

Pronto! Agora é só preencher os campos...

Através do AMP Toolbox é possível configurar uma série de funções:

  •  Inserir as publicidades do Google #Adsense;
  • O código de acompanhamento do Google #Analytics;
  • Logo;
  • Menu de navegação;
  • Embed do Youtube, Facebook, Instagram, Twitter;
  • Imagem de destaque;
  • Botões de compartilhamento;
  • Entre outros.

AMP Toolbox

A partir do momento que instalar os plugins as páginas AMP poderão ser visualizadas colocando um /amp/ ao final da sua URL.

http://www.seusiteaqui.com.br/pagina-de-exemplo/
http://www.seusiteaqui.com.br/pagina-de-exemplo/amp/ (Página AMP)

Depois de configurar os parâmetros, se quiser conferir se está tudo ok com suas páginas AMP é só acessar a página do Google que faz os Testes de Dados Estruturados, inserir a URL que deseja avaliar e ver se ficou tudo certo.

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas66 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários