Publicação

Data Center Cloud VPS.

foto de
Rodrigo Soares CONTEÚDO EM DESTAQUE

Boa Tarde,

Esse post é um relato do meu mais recente projeto. Implantar servidores é uma das coisas que mais gosto sendo assim aqui um texto de minha experiência com Cloud Computing do Tipo VPS Virtual Private Server.

  1.     Fase do projeto. A compra dos servidores e periféricos para serem provisionado no data center em São Paulo.

2.      A instalação de sistemas operacionais para suportar aplicações. O software a ser instalado na primeira fase do projeto foi o Windows Server 2012 R2 o serviço implantado para virtualização foi o Hyper-V .

3.     Cloud Virtual Private Server em produção. Com o sistema operacional já instalado alguns serviços tais como: Servidor Web e Banco de Dados para coleta de dados e serviços de aplicativos, rodaram em sistema operacional Linux, com acesso via ssh e outros serviços por meio de uma vpn em appliance.

4.     Para garantir que os serviços não parem foi fundamental a computação em nuvem Alguns serviços de computação em nuvem foram fundamentais entre eles o provisionamento de maquinas virtuais.

5.      O Espaço para alocação dos servidores Nos dias de hoje para ter um ou vários servidores na empresa resultam em gastos que devem ser considerado. Custos de rede elétrica e manutenção Gastos com refrigeração de ambiente e controle do ar quente e ar frio devem ser bem projetados Planejamento para controle de incêndio Planejamento para acomodação dos cabos de rede e piso elevado . Por esses motivos o cliente optou por um parceiro que alocasse seu servidores em um ambiente já pronto com todos os aparatos para que os servidores trabalhem de forma que não comprometam seus serviços e de o máximo de desempenho. Esse foi a primeira fase do projeto de Cloud Computing do tipo VPS que trabalhei e entreguei como sempre não foi fácil mas quando se ama o que faz os desafios se torna uma meta e quando alcançada vira objetivo e história para ser contata como essa.

Depois vem o projeto do #Microsoft Azure da Lab ATCD Technology Brasil.

Créditos a Fábio P Silva - Arquiteto de Soluções Cloud Security

Comentários