Publicação

Engaje sua equipe com o brilho do olhar

foto de
Alberto Castilo

Você já sabe que para conquistar uma meta muito difícil, você vai precisar comprometer-se, concentrar-se e ter confiança certo? E que também precisará do estímulo que vem da possibilidade de obter um resultado significativo e de realizar-se plenamente. Ok, mas a pergunta é:  como engajar sua equipe a este propósito?

Primeiramente, não se sinta diretamente responsável pela baixa produtividade da sua equipe. Se sinta comprometido com o resultado dela. Comprometimento e responsabilidade são duas coisas totalmente diferentes, porém ligadas entre si e vou mostrar isso:

"A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissos, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete. Ou seja, a responsabilidade surge após o comprometimento. "

Sua equipe deverá ver em você um líder e não um chefe. Você se interessa pelo seu colaborador apenas pelo resultado que ele oferece, ou pelo o que ele representa na sua empresa?

Enquanto um chefe apenas delega (Posso falar mais sobre líder x chefe em outra publicação), um líder ajuda a puxar a produção pelo exemplo, motivando, instruindo ensinando e principalmente aprendendo com todos.

E como buscar este estímulo?

Se seus objetivos próprios não o estimulam, se você não se sente inspirado e encorajado para agir, então você não encontrou as metas certas, logo sua equipe não terá o direcionamento correto.

Todos temos uma luz interior. Aquilo que nos motiva, que nos faz acordar dia após dia, o famoso "brilho no olhar". Esse brilho só surge quando você realiza suas atividades simplesmente pelo prazer de entregar algum resultado (seja lá qual for, você deve saber melhor que eu o que lhe motiva!).

É uma satisfação pessoal, interna, um sentimento de dever cumprido que não precisa de holofotes, palmas, confetes ou "estrelinhas do chefe".

Quero muito que você entenda que suas motivações não podem estar restritas a dinheiro, carreira ou reconhecimento profissional. Você deve almejar além disso, muito além disso. A resposta está dentro de você e não fora. Não espere que os outros acreditem no seu potencial quando você sequer o conhece ainda!

Comece ajudando pelo prazer de ajudar, ensinando pelo prazer de ensinar, colaborando com a organização simplesmente pelo prazer de estar fazendo a coisa certa. Chegue no final do seu dia com a consciência de que "Cumpriu o seu dever". Dinheiro é muito importante, carreira é muito importante mas NÃO É TUDO.

Qual será o seu legado? Qual será a sua obra? Como você deseja ser lembrado? Não seja mais um, seja você mesmo sempre. Não perca a sua identidade para agradar a quem for, seja autêntico. Pessoas verdadeiras consigo mesma, tem uma maior chance de sucesso.

Espero que tenha dado uma luz a você.

Um forte abraço!

Beto Castilo


Comentários