Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Hospedar e publicar varios sites em um unico Servidor usando PHP

foto de
Walber Sarmento CONTEÚDO EM DESTAQUE
 

Neste tutorial será mostrado como hospedar vários sites em um único servidor Web.
Essa dica vale tanto para quem tem um Servidor em casa como paras quem tem uma maquina virtual na nuvem, também podendo ser aplicado para quem tem uma única conta de hospedagem em algum Web host.

O segredo esta em criar um index PHP que vai redirecionar as requisições de fora para a pasta referente ao site dentro do Servidor, para cada diretório referente ao um site, você deverá ter um domínio para este site
Você deverá ter um serviço de domínio e aponta-los todos para o mesmo IP publico do seu Servidor, não se preocupe para fins de teste este serviço e gratuito para o site que vou indicar, caso queira clientes em produção devera comprar os respectivos domínios.

Neste exemplo vou usar um servidor Linux com Apache virtualizado na nuvem, mais vocês podem utilizar servidores em casa ou em sites de hospedagem.

Passo 1: Primeiramente com ser servidor devidamente instalado e o ser Web Server configurado vá ao diretório onde fica hospedados seus sites no seu servidor, no caso deste exemplo o diretório do Apache fica em /var/www/html. Uma vez no diretório crie as pastas onde cada pasta será um site a ser publicado como na figura abaixo:

Passo 2: Ainda no mesmo diretório crie um arquivo index.php e cole o código abaixo:


<?php

$server = $_SERVER['SERVER_NAME'];
$server01 = "exemplo01.dynu.com";
$server02 = "exemplo02.dynu.com";
$server03 = "exemplo03.dynu.com";

if ($server == $server01)
{
 header("Location:http://exemplo01.dynu.com/site01/");
}
if($server == $server02)
{
header("Location:http://www.exemplo02.dynu.com/site02/");
}
if($server == $server03)
{
header("Location:http://www.exemplo03.dynu.com/site03/");
}
?>


A variável server vai receber o domínio que esta tentando contactar esse Servidor, logo em seguida estabeleça previamente os domínios que serão vinculados ao seus sites, atribuindo-os as suas respectivas variavas server01, server02, server03, logo em seguida será feita uma verificação, caso o site que esta tentando contactar este servidor for igual ao sites descritos acima, a função header, vai redirecionar a solicitação para o diretório interno do site, assim não e preciso digitar o domínio mais diretório ao chamar o site.

Passo 3: Adicione o conteúdo de seu site a cada respectivo diretório que foi criado, caso ainda não tenha um conteúdo crie pelo menos um arquivo index.html e cada diretório para fins de teste.

Passo 4: Como se trata de um servidor o serviço precisa ser publicado para que as pessoas de fora tenham acesso ao conteúdo do seu servidor, para isso precisamos redirecionar as requisições na porta 80 para o IP interno do seu servidor, no caso deste exemplo como estou em uma maquina virtual na nuvem, simplesmente fiz um redirecionamento para toda as requisições na porta 80 serem entregues para o meu servidor, em caso de você possuir um servidor em sua casa terá que escolher outra porta, pois  além do seu IP não ser Fixo as operadoras bloqueiam a porta 80 para evitar publicações de conteúdo, e também devemos alterar o script, pois digamos que você liberou a porta 8080 para seu servidor, agora caso queira acessar o site vai ter que chamar o domínio + porta deste jeito: exemplo01.dynu.com:8080, terá que acrescentar ao script no final de cada domínio : + porta, agora caso seu servidor for um site de hospedagem não terá esse problema.

Caso o servidor seja em sua casa recomendo ler esse Tutotial que apresenta uma solução para este caso.

Passo 5: Uma vez que terminamos as configurações do servidor e hora de configurarmos os domínios e seus apontamentos, para isso vou indicar o site www.dynu.com que presta esse tipo de serviço gratuitamente para domínios não comercias, caso queira um domínio dedicado no próprio site vende.


Bem crie uma conta no site indicado acima, e acesse as opções Control Panel e DDNS Services como e mostrado na figura abaixo.

Passo 6: Em DDNS Services click no botão +add para adicionar um domínio como esta na figura baixo:

Passo 7: Informe no espaço Host o nome do seu domínio, que no caso deste tutorial será exemplo01, lembrando que o Opção 1 e para domínios gratuitos caso queira comprar algum e só checar a disponibilidade logo ao lado na Opção 2.

Passo 8: Será exibida a tela logo abaixo informando que seu domínio foi criado, agora e só informar no espaço IPv4 Address o IP publico do seu servidor e salvar.

Passo 9: Repita o processo mais duas vezes a partir do Passo 5 para criar os domínios exemplo02 e exemplo03, sempre apontando para o IP do seu servidor.

Passo 10: Pronto, agora você pode ter vários sites em um único servidor cada um com seu domínio individual como mostra o teste feito abaixo com o site exemplo01:

Caso queira ocultar o diretório ou porta da URL leia o tutorial DDNS com redireconamento de porta gratuito lá explica passo a passo.

Comentários