Publicação

11 dicas para ser produtivo no trabalho sem perder a qualidade de vida

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

COMO SER PRODUTIVO NO TRABALHO SEM PERDER A QUALIDADE DE VIDA?

Para atender às mudanças progressivas do mercado, ser inovador, criativo e principalmente, bem preparado, os profissionais, e mais ainda, os novos empreendedores, tentam se desdobrar em tempo para trabalhar e consumir o volume de informações que surge a cada minuto.

O resultado é encerrar o dia com aquela sensação de esgotamento, quando, muitas vezes, é preciso dar continuidade aos compromissos. Especialistas afirmam que a solução é contar com organização e foco diante das atividades a serem realizadas.

CONFIRA AS DICAS PARA TER MAIS PRODUTIVIDADE

Pausas: Pesquisas apontam que pequenas pausas durante o expediente otimizam o rendimento profissional e despertam o bem-estar. A Pausa para o cafezinho é importante, fazer pausas curtas depois de longos períodos dedicados a uma única tarefa.

Além disso, o momento de descanso é ótimo para se relacionar com colegas de trabalho e ter novas ideias. Se atente para que durante esse período de pausa é preciso desfocar do trabalho.


Estabeleça prioridades: A sensação de que as atividades estão atrasadas e acumuladas pode resultar em desmotivação, sendo assim, a organização é imprescindível para se evitar desgaste, estresse e preocupações. Procure se manter pontual perante os compromissos, eventos e reuniões. Delimite as prioridades e busque executá-las em tempo hábil.


Ginástica Laboral: a Ginástica Laboral consiste em uma série de exercícios que auxilia na melhora da saúde física e mental dos funcionários, favorece o relacionamento interpessoal, previne e reduz problemas ocupacionais, a partir de exercícios específicos praticados no local de trabalho.

Momentos de Lazer: abrir mãos dos momentos de lazer com a família e amigos pode prejudicar o rendimento profissional e a saúde, desta forma, é preciso ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Uma coisa de cada vez: É tentador realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas não se engane, se concentrar em uma atividade de cada vez é muito mais produtivo.

Desconecte-se: Reserve uma hora do seu dia para fechar sua caixa de e-mails e perfis em redes sociais. Nesse tempo, você pode se concentrar em uma atividade sem distrações.

Delegue: Essa é uma atividade que não aprendemos em nenhum momento da formação acadêmica, mas que é muito importante para a produtividade e o bom relacionamento de uma equipe.

Menos reuniões, mais soluções: Reunir-se com os colegas de trabalho é importante para a troca de ideias e o estabelecimento de metas comuns, porém, nem sempre uma reunião é produtiva. Faça uma pauta com os assuntos a serem discutidos, seja objetivo e incentive seus colegas a fazerem o mesmo. Deixe as banalidades para serem conversadas após o expediente.

Estude: Investir no desenvolvimento pessoal por meio de treinamentos e cursos ajuda a trazer novas ideias para o trabalho, a aumentar a rede de contatos e potencializa os resultados.

Saia do Foco: Uma boa noite de sono, um fim de semana relaxante e atividades realizadas nos horários vagos, ajudam a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Saiba quando parar Ficar além do horário pode ser necessário às vezes, mas não faça disso uma rotina. O correto é conseguir realizar todas as atividades na jornada de trabalho. Para conseguir isso, use as listas.

Aperfeiçoe seu tempo, esteja “presente” integralmente em cada atividade. Isso será um facilitador para que as tarefas não fiquem acumuladas.

Tenha em mente que metas claras, disposição e persistência constroem o alicerce para uma carreira de sucesso.

O que você achou do artigo? Comente e diga o que achou e como pretende aplicar em sua vida as dicas acima. Saiba que de nada vale comprar o remédio e não fazer uso do mesmo.

Grande abraço!

Comentários