Publicação

Top 10 distribuições Linux

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Aqui vai uma lista das distribuições Linux mais utilizadas, segundo o ranking Distrowatch (observatório das distribuições linux e BSD chamado).

1) Linux Mint

Muito recorrida por usuários iniciantes e atualmente a mais popular, tendo alcançado a marca de milhões de usuários no mundo. É baseada no Linux Ubuntu e considerada um das distribuições mais fáceis de usar.

Como adquirir

Distribuição gratuita: download no site do Linux Mint

2) Linux Debian

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que fizeram causa comum para criar sistemas operacionais livres, sendo o principal deles o Linux Debian. O mesmo grupo também distribui sistemas com outros núcleos como, por exemplo, o Debian GNU/kFreeBSD e o Debian GNU/Hurd.

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do Linux Debian

3) Linux Ubuntu

Sistema operacional Linux completo para desktop baseado no Debian e patrocinado pela Canonical Ltd. Uma grande vantagem é o fato de possuir versões lançadas semestralmente

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do Ubuntu Linux 

4) openSUSE (ou apenas SUSE)

É uma das distribuições comerciais mais antigas. Desenvolvido e mantido a partir de um programa comunitário denominado openSUSE Project, patrocinado pela SUSE Linux junto com outras empresas. 

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do openSUSE

5) Manjaro Linux 

Baseado no Arch Linux, possui diversos recursos que se destacam em termos de aceitação pela comunidade de usuários Linux, como a detecção automática de hardware, modelo de roll-release estável e a capacidade de instalar vários kernels.

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site Manjaro Linux

6) elementary OS

É uma distribuição baseada no Ubuntu, oferece mbiente de desktop personalizado chamado Pantheon e Vem com alguns aplicativos conhecidos como o navegador web Epiphany 

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do elementary OS 

7) Linux Fedora

Foi lançada e patrocinada pela Red Hat, mas em 2003 esta empresa decidiu lançar uma distribuição paga chamada Red Hat Enterprise Linux. Deste então é Desenvolvida e desenvolvida pelo Projeto Fedora, mantida por uma comunidade aberta de usuários e desenvolvedores. 

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do Linux Fedora

8. Zorin OS

Baseada no Ubuntu e desenvolvida para os iniciantes em Linux e/ou amantes de Windows: possui uma interface gráfica de usuário e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows.

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do Zorin OS

9. CentOS

O CentOS é criado e distribuído por um grupo com o mesmo nome do sistema operacional: a comunidade CentOS (Community ENTerprise Operating System). A distribuição CentOS é Derivada do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Como Adquirir

Distribuição gratuita: download no site do CentOS

10. Deepin 

Uma distribuição oferecida por chineses, hoje é baseada em Debian, mas foi baseada no Ubuntu até a versão 15 lançada no final de 2015). Oferece um ambiente de desktop próprio  chamado DDE (Deepin Desktop Environment), que é baseado no Qt 5 toolkit. Muitos usuários consideram sua aparência / design um de seus pontos fortes.

Como Adquirir

Distribuição gratuita: link direto para download do Deepin

Comentários