Publicação

Uma das dificuldades do novo emprego

foto de
Thiago Santos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Morando no interior de São Paulo já me vi muitas vezes em situações que me confundiram um pouco.

Para encontrar um trabalho em cidades maiores como, São Paulo, Campinas (até chega a ser), Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras é um pouco diferente e a exigência cresce exponencialmente.

Se nessas cidades é necessário ter certificações ITIL, PMP, Java, .NET, Scrum, etc, no interior a coisa difere um pouco.

É muito difícil ver vagas onde exigem certificações e/ou conhecimentos profundos na área, a menos que seja sistema (um específico, Protheus, SAP, RM, etc). Por esse motivo as coisas ficam um tanto quanto confusas, pois se você se forma, mora e começa sua vida profissional no interior e um dia tenta "migrar" para outras cidades maiores, para que aumente desde o salário até os desafios do novo emprego, você se depara sem certificação, apenas com uma graduação na área e totalmente despreparado para o mercado fora do interior.

Se você está insatisfeito no interior, precisa ir pra outra cidade e para isso precisa investir em cursos e certificações ESPECÍFICAS, que até o momento não te traziam nenhum retorno (profissional ou financeiro) e você era um Analista, Coordenador, Auxiliar generalista e não específico de alguma tecnologia, você está perdido como muitos que conheço.

É muito difícil a decisão de "não focar mais no seu emprego atual e generalista e começar a se especializar em algo que não é certo e não te dá segurança de retorno algum".

Infelizmente não tenho uma fórmula mágica para isso, mas gostaria. O que nos resta é arriscar sempre que estivermos dispostos.

Comentários