Publicação

Blogger ou Wordpress – Eis a questão

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Afinal, qual é a melhor plataforma para se criar um blog, o Blogger ou o Wordpress?

Vale ressaltar que o texto desse artigo não é nenhuma informação técnica, mas sim, a minha opinião baseada em minhas próprias experiências com ambas as plataformas.

Plataforma Blogger:

Trabalho com a plataforma Blogger desde 2009 quando criei o meu primeiro blog, onde no mesmo falo sobre o aprendizado da música, minha experiência era nenhuma e a ideia surgiu onde queria reunir estudos de música para alguns de meus alunos, pois sou professor de música. Quem já utiliza o blogger a algum tempo como eu, sabe que a plataforma evoluiu e muito, surgiram novos recursos, widgets, interação com as redes sociais, melhoria de SEO e muitas outras atualizações.

Defendo o blogger a todo custo, pois na plataforma é possível criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro na internet sim. Uma das grandes vantagens do Blogger sobre o Wordpress é a questão gratuidade, para se iniciar um blog no blogger não é necessário investimento algum, a não ser o tempo para criar conteúdos para o blog, embora seja recomendado adquirir um domínio próprio para seu blog.
Plataforma Wordpress:

Estou trabalhando com a plataforma Wordpress a alguns meses e posso atestar que a plataforma é excelente. Como curioso que sou, já testei vários recursos, mesmo aqueles que não irei usar, e posso atestar que as possibilidades são praticamente infinitas.

Recursos que eu achavam ser um bicho de sete cabeças, são muito mais fáceis de implementar do que aparentam, inclusive alguns recursos são mais fácil de instalar no Wordpress do que no próprio Blogger.

Porém uma das coisas que muito usuários acham desvantajoso no Wordpress, é o caso do investimento, embora o Wordpress seja gratuito, para poder se utilizar a plataforma, é necessário um investimento com hospedagem e domínio próprio, o que pode gerar um custo de R$ 180,00 por ano, isso mesmo, por ano. Ao meu ver o investimento é bem pequeno se comparado a qualidade e as possibilidades da plataforma.

Blogger ou Wordpress?

Esse é um assunto bem discutido na blogosfera, embora eu seja um grande defensor da plataforma Blogger e posso atestar que é possível criar um blog profissional e ganhar dinheiro na internet utilizando o Blogger, devo reconhecer que o Wordpress é uma plataforma superior, com muito mais recursos, facilitando assim a vida do blogueiro.

Mas lembre-se que o Wordpress também não é um mar de rosas, uma das coisas a se atentar ao decidir pelo o Wordpress é a hospedagem, pois ela que armazenará todos os seus artigos, imagens, temas e funcionalidades do seu site, por isso é necessário escolher uma hospedagem de qualidade, e nesse ponto eu recomendo a Hostgator, pois em todos os meus blogs Wordpress eu utilizo a mesma.
Conclusão:

Atualmente eu recomendo o Wordpress, visto o pequeno investimento para uma plataforma de extrema qualidade, para mim hoje, é a melhor opção para se criar um blog, pois os plugins e recursos existentes na plataforma, me economizam muito tempo, sendo assim, posso usar esse tempo em outros projetos.

Mas lembre-se, o que torna um blog profissional não é a plataforma, templates, plugins, widgets e outras coisas desse tipo, mas sim você blogueiro e o conteúdo que tem a oferecer para seus leitores. Os seus leitores não irão seguir seu blog, curtir sua fanpage, assinar seu feed, simplesmente porque tem um widget bonitinho, para mim, o conteúdo é o que converte o seu leitor.

Comentários