Publicação

Como avaliar um antivírus?

SUPONDO que seu Windows não seja pirata alternativo, essas dicas servem e ajudam muito ao escolher um antivírus.

Começamos pelo: "Não baixe arquivos que não sabe a procedência...".

A avaliação do software deve começar pela avaliação do uso do computador. Se você utiliza apenas para navegação em sites de notícia, finanças, política e até um "Facebookzinho", um antivírus gratuito atende bem a sua necessidade, pois ele trás o necessário para que ameaças "óbvias" não te compliquem na navegação de um domínio redirecionado ou algum clique sem querer por aí.

Eu acesso bancos (Itaú, BB, Caixa, ...) pelo notebook e com antivírus pago e também gratuito (dependendo do computador) e nunca tive problemas, mas eu fortemente indico um pago e mais bem avaliado por empresas e sites de confiança como AV-Comparatives em 2016 , que nos mostra os melhores de cada ano (foque nos Advanced+).

Não há indícios de diferença na eficácia da detecção de vírus por um software pago e ou gratuito, mas algumas empresas dão a entender informam que a base de dados da versão do software pago é atualizada mais frequentemente e/ou existe até uma outra base de dados para diferencias as duas versões. O que sabemos é que muitas vezes as ferramentas disponibilizadas são diferentes entre as versões, como por exemplo: Um pago vem com scan em tempo real, um gratuito não e por aí vai. (não todos, é apenas um exemplo)

Se seu computador não tem uma boa performance ou é um pouco antigo e ainda conta com pouca memória, disco ou com periféricos mais antigos, cuidado com antivírus muito pesados, pois já tive muita dor de cabeça com alguns que acabavam me proporcionando alegres 15 minutos de espera na inicialização do Windows.

O próprio Windows conta com o Windows Defender, que por já estar "embarcado" é um pouco mais leve e se a navegação for básica ele serve.

Pesquise sempre nos sites da empresa antes de encontrar uma promoção do Norton 2016 e instalar em um Celeron com 1GB de memória. A promoção nem sempre te ajuda...

Veja vídeos no Youtube, procure fotos da interface, veja se existe um teste de alguns dias para se adaptar ou não à interface do software e só depois disso compre. Sabemos que com 50 dinheiros é possível comprar uma licença residencial, mas você pode utilizar essa quantia para comprar o antivírus correto e que sirva para você.


Pesquise...

Comentários