Publicação

Quando investir em computadores novos?

foto de
Thiago Santos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Se for pensar "simples" e não fazer um projeto ou uma programação anual para essa tarefa, devemos levar algumas premissas em consideração.

- Qual é a vida útil de um computador?

Um computador doméstico pode durar 7, 9 anos se for bem cuidado, mas um computador empresarial geralmente dura menos que isso. Por que? Geralmente o nível de conhecimento é menor e o uso não é "o mais apropriado", o cuidado é menor, as pessoas sequer limpam o mouse e teclado, mesmo isso prejudicando o uso, acumula muito pó, em algumas situações até produtos químicos.

- Adotaremos alguma nova tecnologia (ERP, E-mail, CRM, sistemas de câmeras, outros softwares, ...) que requer um computador melhor/mais potente/atualizado?

Geralmente os ERPs não requerem máquinas muito avançadas para rodas, mas softwares mais pesados como de edição de imagem e vídeo, programação, arquitetura, engenharia entre outros tem seus requisitos mínimos e recomendados para que rodem sem problemas, então antes de "sair comprando" qualquer coisa que o cliente solicite, verifique se há necessidade de atualizar ou não seu computador (seja hardware ou software).

- Eu monto, compro ou vou para ou Outsourcing?

Essa é uma questão muuuuuito extensa e prefiro não debater aqui em apenas um tópico, senão muda o foco, mas essa também é uma das questões mais importantes de se analisar, PRINCIPALMENTE PARA PADRONIZAR TODAS AS AQUISIÇÕES.

- Quanto quero/posso investir?

A empresa geralmente não QUER investir, ela pode ou precisa, então o custo deve ser analisado com cuidado para não estourar o budget anual/mensal/semestral da área com compra de uma máquina com 16GB de memória, 4TB de HD e um i7 3.2 para rodar Outlook 2003.


Dependendo da empresa, outras questões devem ser levadas em conta como posição da máquina, instalações, necessidade de um computador mais resistente ou não, notebook ou desktop, etc, mas foco novamente na ideia de que um projeto para troca deve ser feito no início do ano para que tudo fique planejado, seja para o mesmo ano ou o começo do outro, pois "criar" a ideia de troca de computadores 1 ou 2 meses antes da necessidade não é uma estratégia muito inteligente.


Planeje, estabeleça datas e defina as configurações antes de tudo.

Comentários