Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Testando seu App AngularJS com Jasmine e Karma - Parte 1 - SW9

foto de
Paulo Camargo CONTEÚDO EM DESTAQUE

Testando seu App AngularJS com Karma e Jasmine - Parte 1 - SW9

Sejam bem-vindos ao Canal SW9.

Decidi lançar uma nova série, agora para falar sobre testes associados a Apps Web.

O Teste é uma das fases mais importantes do cliclo de desenvolvimento de um Software, seja ele para a Web, Desktop ou Mobile.

Eu digo a vocês que o teste é o grande aliado para identificarmos potenciais defeitos no código.

Já passou a época onde as pessoas desenvolviam os sistemas e para testá-los navegavam por todas as telas em busca de defeitos.

Essa pode ser uma alternativa, mas não é a única. Para realizarmos testes de qualidade, o mais correto é construirmos casos de teste

e aplicá-los de forma automática sempre que ocorrer uma alteração em nosso código.

Para esta primeira série sobre testes, vou focar no processo de testes de um App escrito em AngularJS. Como fazer isso? Como consigo criar testes para validar os códigos escritos em AngularJS.

Para viabilizar a construção dos testes, vamos precisar de um framework de teste, que nada mais é do que um conjunto de features que vai nos permitir codificar casos de teste. Para o caso do AngularJS o escolhido foi o framework Jasmine.

Mas só isso não é o suficiente, pois depois de codificar os casos de teste, precisamos executá-los para verificar se foram encontradas falhas no código.

É nesse momento que entre em jogo o que chamamos de 'Test Runner' ou Executores de Teste.

Alguns frameworks de teste, como por exemplo o 'Mocha', possuem um 'test runner' integrado, o que não é o caso do Jasmine, que depende de um 'test runner' de terceiros para a execução dos testes.

Para executar os testes escritos com o Jasmine, vamos utilizar o 'test runner' chamado Karma. Porque escolher o Karma? Porque ele é um 'test runner' desenvolvido pelo time de desenvolvedores do AngularJS e portanto imaginamos a completa afinidade para executar testes em Apps escritos em AngularJS.

Com os pré-requisitos apresentados, partiremos para a codificação dos testes. A medida que formos construindo os casos de teste, vamos também construindo nosso App em AngularJS.

Para este primeiro vídeo da série, vou mostrar como preparar o ambiente, instalar os pré-requisitos, configurá-los e testar um serviço escrito em AngularJS.

Espero que gostem deste primeiro vídeo. Não deixem de comentar, curtir e se inscrever no blog ou canal youtube. A participação de vocês é muito importante para melhorarmos cada vez mais a qualidade das minhas publicações.

Antes de encerrar, vou deixar o link para baixar a primeira parte do código fonte.

Links

Vídeo com menção a instalação do Node JS: https://www.youtube.com/watch?v=59OG7vg4nYI

Código Fonte: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: youtube.com/+sw9brl

Comentários