Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Resolvendo os problemas com senhas no Windows

foto de
Fábio Nascimento CONTEÚDO EM DESTAQUE

Olá!

Quem nunca passou pela seguinte situação: você definiu uma senha para o administrador local do Windows e depois de meses não se lembra de qual senha colocou, chegou em um cliente e ele esqueceu a senha e por isso não consegue logar ou caiu de paraquedas em uma nova empresa e sempre tem aquela estação ou servidor fora do domínio que ninguem documentou a senha, (e nem existe um padrão para criação de senhas) e logicamente ninguem sabe de nada. Eu já passei por essas e outras, e sempre tive que dar um jeitinho para driblar o problema.

Pois é, aconteceu de novo, e foi ai que descobri o software Elcomsoft System Recovery que me ganhou pelo simples fato de não tentar descobrir a senha por meio de força bruta, ao invés disso ele permite que você altere a senha que não lembrava mais, legal não é. 

O procedimento é simples, faça o download do ESR v3.0 Pro e grave o ISO em um cd, no caso de máquinas virtuais pode-se utilizar a própria imagem para dar boot.

Após dar boot pelo cd, aguarde o carregamento dos arquivos, a seguir surgirá a tela onde devemos aceitar a licença e escolher o idioma.


Agora selecione a unidade onde está instalado o sistema e clique em Next.


Selecione as opções desejadas, no caso vamos redefinir uma senha local, mas vale lembrar que o programa também é capaz de fazer o mesmo com uma conta em um controlador de domínio.


Agora o programa irá examinar o diretório c:\Windows em busca do arquivo SAM, onde ficam armazenadas as senhas, clique em Next para prosseguir.



Selecione o usuário que vamos redefinir a senha, nesse caso (o mais comum) vamos ter um usuário, o administrador e um usuário convidado/guest que geralmente fica desabilitado, tudo isso é mostrado nessa tela. Selecione o usuário e clique em Next.

Pronto, ai está a senha do usuário 'Administrador' nesta tela basta apagar os asteriscos...

...E digitar uma senha de sua preferência (ótima oportunidade para padronizar e documentar), clique em Apply após digitar a nova senha.

O programa irá perguntar se você deseja fazer um backup do SAM, como não custa nada, clique em Yes para fazer e salve em um diretório de preferencia.


A mensagem a seguir explica que os certificados utilizados em sites e emails podem não funcionar mais... Clique em Yes para continuar.


Pronto, a senha do administrador local foi redefinida, basta reiniciar o computador e caso necessário, voltar a prioridade de boot para o HD.



Até a próxima!

Comentários