Publicação

Tomar a decisão. Qual a hora certa?

foto de
Felipe Passos Stracke CONTEÚDO EM DESTAQUE

Você já passou por isso, eu sei. Todos passamos. Sim, em algum momento da vida... Durante a infância quando precisávamos montar o time de futebol no campinho e sempre queríamos os melhores, durante a adolescência quando a festinha na garagem não era tão boa quanto o esperado mas precisávamos escolher entre acompanhar um amigo (melhor sucedido) ou seguir sentado num canto, aprendendo a beber. E na hora de decidir sobre um curso técnico ou a formação básica no Ensino Médio, sobre saber o que ser na vida e qual faculdade e formação profissional ter. E escolher entre seguir na vida acadêmica com alguma especialização, Pós, MBA, Mestrado e Doutorado ou programar uma viagem para o exterior ou a chegada de um filho, enfim, existe o momento certo?

O certo mesmo é que o destino irá nos apresentar algumas opções que irão nos exigir uma única ação: tomar a decisão. Ok, mas eu posso não tomar uma decisão, correto? Sim, mas a omissão também é uma escolha. E o que há de comum entre tomar ou não uma decisão: a consequência do fato! 

Outra certeza: o tempo não vai ser um aliado. Normalmente você não estará preparado para cada situação e não terá o tempo que deseja para entender o que está ocorrendo e, principalmente, como deve agir. 

Dessa forma então, o que eu devo fazer?

Bom, o que eu posso afirmar com certeza é que você vai acabar tomando a decisão certa. Quando este momento chegar, você saberá lidar. Independentemente da decisão a ser tomada, só você terá condições de realizar a escolha. Agora, é importante saber que existem algumas formas de agir e interagir que irão facilitar estas decisões indiretamente. Para que você tenha certeza de que as decisões ao longo da vida foram as mais acertadas possíveis, é preciso não ter dúvidas de que seus valores como individuo são os mais corretos possíveis. Um bom alicerce de valores e ética fortalece sua base e te torna capaz de lidar com situações inusitadas e complexas que exigem uma resposta rápida, ou que até possam refletir em uma escolha definitiva.

De forma prática, ao longo da minha vida, sempre busquei consolidar meus valores como pessoa com base em ética, dignidade e honestidade e, podem acreditar, isso me permite dormir em paz com todas as decisões que um dia precisei tomar. A partir daqui, você tem condições de se debruçar sobre qualquer problema e, por mais ou menos tempo que haja, vai ser suficiente para fazer a escolha certa.

Acredite: valores pessoais bem definidos, sem conflitos, servirão como pilares de apoio para toda e qualquer tomada de decisão da sua vida!

Comentários