Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

PMBOK, PMI, PMO e PMP - Sem confusão.


Quando falamos sobre gerenciamento de projetos quatro siglas vem à mente: PMBOK, PMI, PMO e PMP. Todas essas nomenclaturas são bem difundidas, mas é comum confundir seus significados ou ter a impressão de que se tratam da mesma coisa. Em comum, as quatro siglas têm a valorização de métodos e da integração de elementos para que se tenha a melhor maneira de conduzir um projeto. Vamos conhecê-las?

O PMBOK, Project Management Book Of Knowledge, atualmente em sua 5ª edição, nada mais é do que um guia que tem como objetivo identificar um subconjunto dos conhecimentos de gerenciamento de projetos que são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo. Os conhecimentos estão categorizados no PMBOK em dez áreas e os processos relacionados são organizados em cinco grupos ao longo do ciclo de vida do projeto. Esse guia é geral e pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto (Pessoal, TI etc.). Ainda dentro de sua definição é importante ressaltarmos que ele é amplamente reconhecido, pois existe um consenso em relação a sua utilidade.

O PMI, Project Management Institute, ou no português, Instituto de Gerenciamento de Projetos, é a uma associação sem fins lucrativos de profissionais de gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Essa associação reúne profissionais de gerenciamento de projetos para trocar experiências e conhecimentos e estabelecer boas práticas, além certificar profissionais da área. O PMI é responsável pela publicação do PMBOK e dentre seus principias objetivos temos:

- Formular padrões da gestão de projetos;

- Gerar conhecimento por intermédio da investigação;

- Promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

A certificação oferecida pelo PMI, inclusive, é bem valorizada no mercado e distingue os gerentes de projeto que a inserem em seus currículos.

O termo PMO para Project Management Office, traduzindo para o português: Escritório de Gerenciamento de Projetos, trata-se de um departamento da empresa especializado em dar suporte ao gerenciamento de projetos, provendo treinamentos, suporte, diretrizes, templates, cedendo gerentes de projetos.

Já a sigla PMP, Project Management Professional, é o termo utilizado para descrever o profissional de gerenciamento de projetos e o que se espera é que ele tenha condições de contribuir para o desenvolvimento e implementação de metodologias, processos e ferramentas para gestão - intervir e articular sempre que necessário para que prazos sejam cumpridos e as entregas saiam conforme o esperado.O título PMP é essencial para quem almeja trabalhar na área de gerenciamento de projeto.

Embora muito próximas e relacionadas, as siglas PMBOK, PMI, PMO e PMP se referem a coisas totalmente distintas.

Comentários