Publicação

Substituição de seres humanos por máquinas

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

Na atualidade, muito se discute a possibilidade dos robôs substituírem os seres humanos em seus cargos de trabalho. Anteriormente, o assunto era  apenas ficção científica e  tema de filmes hollywoodianos. Hoje,  a inteligência artificial tem colocado medo e dúvidas em diversos trabalhadores.  


Os  estudiosos Carl Benedikt Frey e Michael analisaram os riscos que corremos com o crescente desenvolvimento dos robôs e da inteligência artificial, implementando uma metodologia que estima a probabilidade de informatização em 702 ocupações. De acordo com as avaliações, cerca de 47% dos empregos dos Estados Unidos  ficam sob indício de ameaça.

Através das pesquisas, foi criado o site Will Robots Take My Job dando acesso ao  público referente aos números obtidos, detalhando a probabilidade de que funcionários de cada profissão sejam substituídos pela Inteligência Artificial. Dessa forma,  ficou fácil entender o que pode ocorrer no mundo.

Confira alguns números referentes as áreas da tecnologia:

  • Programador (48%)
  • Administrador de Redes (3%)
  • Administrador de Banco de Dados (3%)
  • Gerente de Marketing (1,4%)
  • Analistas de Sistemas (0,65%)

Será que existem limites para a tecnologia? Será que nossos empregos estão, realmente, ameaçados ou devemos atualizar nossa forma de trabalhar? Confira a porcentagem de riscos de sua profissão.

Comentários