Publicação

CNH-e: Carteira de habilitação ganha versão digital para smartphones

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital já pode ser usada em todo país, com direito a QR Code e aplicativo dedicado. Essa nova proposta foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


O órgão vai continuar emitindo o documento físico normalmente. No entanto, a proposta do Contran é facilitar a mobilidade dos documentos e adequá-los às tecnologias da atualidade. Assim, o indivíduo vai poder exibir o documento em qualquer situação que o registro original  for requisitado.

A CNH digital está disponível nos serviços de distribuição de aplicativos do Android e IOS. Depois de baixar o app,  o portador do documento deve comparecer a um posto do Detran para indicar e-mail e telefone. Após isso, ele receberá um e-mail de ativação do documento para finalizar seu cadastro. 

Essa novidade também ajudará quem esquece a CNH em casa, assim, não irão levar multas e perdas de pontos no prontuário. Bastando agora, apresentar o documento digital.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destacou o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) o cidadão não não terá custo extra e poderá ser feita de uma forma razoavelmente simples e rápida. É necessário se cadastrar no site Denatran com um certificado digital. Em caso de furto, roubo ou perda do smartphone não se preocupe, pois o sistema permite que o aplicativo seja bloqueado.

“É possível bloquear o app em caso de perda ou roubo”

Comentários