Publicação

O que é cor RGB e CMYK

foto de
Ricardo Sanches CONTEÚDO EM DESTAQUE

Aprenda tudo sobre os padrões de cores RGB e CMYK, mas antes que você ache que isto é assunto de designers, espera que você vai ver que não é não, afinal em algum momento da sua vida profissional você vai precisar de um cartão de visita ou de um site e estes padrões de cores influenciam diretamente na aparência do material.



RGB

Então vamos lá, RGB, que significa vermelho, verde e azul, é o padrão de cor usado nos monitores, tanto do seu celular quanto de qualquer outra tela.

O RGB é um padrão de cores aditivo, ou seja, se misturarmos as cores o resultado é a cor branca e se sobrepormos as cores duas a duas os resultados são as cores primárias. Isso porque no RGB a cor é a luz, então ao unirmos as cores vamos transmitir mais luz, fazendo a cor branca.

CMYK

Já o CMYK é representado pelas cores primárias mais o preto e utilizado para produzir materiais gráficos. CMYK significa ciano, magenta, amarelo e preto. Se você está se perguntando por que o preto é representado pela letra K, isso é porque o preto é uma cor chave para o padrão CMYK, portanto k vem de key, ou chave em inglês.

O CMYK é conhecido por ser cor pigmento. É como se você passasse tinta com uma cor por cima da outra e quanto mais cores sobrepostas mais escura sua tinta vai ficando. Isso quer dizer que CMYK é um padrão de cor subtrativo.

Conclusão

É por isso que as vezes as pessoas recebem artes de cartões de visita ou de qualquer outro material gráfico por e-mail, depois aprovam e quando recebem o material impresso acham que as cores estão menos vivas. Se isso já aconteceu com você, agora já sabe que isso é porque na tela você vê RGB e na gráfica é aplicado CMYK.

Comentários