Publicação

Principais linguagens de programação

foto de
Diego Lisboa CONTEÚDO EM DESTAQUE

Segundo pesquisas realizada nos Estados Unidos (EUA), os empregos para programadores da computação devem crescer em uma média de 8% nos próximos sete anos. Para ingressar nesse mercado, que vem ganhando espaço, as pessoas vêm se preocupando em aprender e se atualizar sobre o cenário atual da tecnologia. Assim, é necessário estudar as linguagens de programação para resolver problemas específicos na área computacional.

Listamos as principais linguagens de programação. Confira!


C#

Principal linguagem de Microsoft. Projetada para criar aplicativos executados no .NET Framework. Se seu foco for o Windows 7,8,10 aprenda o C#.

                                                           

C

Responsável pela criação de softwares para sistemas embutidos. Através dele outros sistemas foram desenvolvidos.

                                                             

C++

Considerado pelo os usuários a melhor linguagem para desenvolver softwares para desktop e jogos que exigem bastante hardware. Um dos “filhos” aprimorado da linguagem C.

                                                        

JAVA

Desenvolvida na década de 90. Pertencente ao grupo Oracle. Seu objetivo principal é o desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphones da plataforma Android. Além disso, é muito utilizada para desenvolvimento Web.

                           

JAVASCRIPT 

O Javascript é responsável por deixar as páginas da web com aparência “bem apresentada”. Essa linguagem tem como função principal a execução de scripts que podem ser executados do lado do cliente sem a necessidade deste script passar pelo servidor.

                                                          

PHP 

A maioria dos sites da internet são feitos com PHP. A função é o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor. PHP é utilizado em aplicações, como: o MediaWiki, Facebook, WordPress, Magento etc. 

                                     

PYTHON  

Para os iniciantes essa linguagem é excelente. Algumas empresas utilizam o Python para funções críticas, como: Google, Youtube e Netflix.  

                                                

OBJECTIVE-C 

Utilizado pela empresa Apple (OS X) e nos sistemas iOS (iPhone OS). Aplica à transmissão de mensagens estilo Smalltalk e C. Com a nova tendência dos usuários optarem por utilizar os produtos da Apple, aprender o OBJECTIVE-C torna-se um diferencial no currículo.

                                                   

RUBY 

O Ruby totalmente livre, simples de usar e aprender. É muito semelhante ao Python. Atualmente, é uma das linguagens mais popular do mundo, conforme o Índice Tiobe.  

                                                          

  VISUAL BASIC

Produzida pela Microsoft. Os programas escritos em Visual Basic se beneficiam da segurança e da interoperabilidade da linguagem. Alguns usuários afirmam que o VB vem perdendo espaço para o C#, porém algumas máquinas precisam de manutenção.   

                                             


Qual a sua linguagem favorita?

Comentários