Publicação

Carros vão te avisar quando voltar a dirigir

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

A indústria de carros autônomos já deu significantes passos. Porém, devemos esperar sua evolução até a chegada de automóveis com direção autônoma de nível 5.

Enquanto isso, teremos que dirigir em alguns trajetos. Pensando em alertar os usuários de carros semiautônomos e evitar acidentes graves, a Bosch (empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica) desenvolveu uma solução. Um suporte lógico consegue identificar se o veículo está em direcção manual ou autônoma no trajeto e através do sistema de infotainment alerta o motorista.


O sistema reconhece quando o motorista está prestando atenção ou não através de uma câmera posicionada no retrovisor. O funcionamento do software é baseado em em mapas de alta definição que são carregados no sistema de navegação do veículo.

Assim, ao se aproximar de uma zona que o sistema identifique que o condutor deve assumir a direção, alertas de mensagens visuais e sonoras são exibidas no display do veículo, e quanto mais próximo, mais intensos ficam. Se o motorista não assumir a direção do veículo, o automóvel vai estacionar em uma área segura da rodovia.


Comentários