Publicação

Identificando contas de usuários e computadores inativas no Active Directory

foto de
Jose Ivo CONTEÚDO EM DESTAQUE

Ao passar do tempo é comum verificar contas de computadores e até contas de usuários que que não estão sendo mais usadas ativas no Active Directory. Muitas vezes as máquinas foram formatadas, substituída ou reinserida no domínio e não foi feito a sua remoção do AD e em muitos ambientes acontece de existir mais contas de computadores inativos que contas de computadores ativos na rede.

No caso das contas de usuários muitas vezes estão inativas porque o colaborador está afastado da empresa por um longo período, o colaborador foi desligado da empresa e o RH não informou o seu desligamento para a equipe de TI, o RH avisou sobre o desligamento do funcionário e por esquecimento não foi desabilitada ou algum outro motivo.

Para descobrir quais contas de computadores e usuários estão inativos, vamos os procedimentos abaixo 

Abra o Windows PowerShell ou o prompt de comando e digite dsquery computer -inactive 12 -limit 0 >> c:\computerinativo.txt 


Foi gerado o relatório com a lista dos computadores inativos.

Agora vamos gerar a lista dos usuários inativos digitando o comando dsquery user -inactive 12 -limit 0 >> c:\userinativo.txt


Foi gerado o relatório com a lista de usuários inativos


Entendendo o comando

dsquery computer - localiza computadores no diretório

dsquery user - localiza usuários no diretório

-inactive 12 - quantidade de semanas inativo

-limit 0 - para lista mais que 100 objetos.


Agora com as listas geradas é só desativar as contas de usuários que estão inativas e deletar as contas dos computadores inativo.

Mais conteúdo : https://joseivo.wordpress.com/


Comentários