Publicação

Principais Características do AngularJS

foto de
Jorge Massari CONTEÚDO EM DESTAQUE

AngularJS

AngularJS é um Framework em javascript, de código aberto e que é mantido pelo Google. Seu objetivo é aumentar aplicativos que podem ser acessados por um navegador web e tem como padrão o MVVM (Model-View-View-Model), em um esforço para facilitar tanto o desenvolvimento quanto o teste dos aplicativos.

Para saber mais, acesse: O que é AngularJS?

Principais Características do AngularJS

Neste artigo eu cito não todas (seria cansativo), mas as principais características do AngularJS, de forma que você ganhe intimidade com este Framework. 

O AngularJS Utiliza Padrão MVC (Model View Controller )

Padrão MVC

O AngularJS segue as melhores práticas do padrão MVC. 

MVC é uma arquitetura padrão de software, que divide a aplicação em três camadas: a visão (view), o modelo  (model),  e o controlador (controller).

As camadas do Modelo MVC

  • A camada de interface com usuário (view), também conhecida como cliente-side. Faz a exibição dos dados, utilizando-se de #HTML e/ou XML.
  • A camada de manipulação dos dados (model). Responsável pela leitura e escrita de dados, e também de suas validações. 
  • A camada de controle (controller). Exerce o controle de model deverá ser aplicado e qual view será mostrado ao usuário.

O AngularJS utiliza da seguinte forma estas camadas:

  • A camada de interação (view) é o próprio DOM ( Document Object Model)
  • A camada de manipulação (model) é formada por dados armazenados em formato de objetos
  • A camada de controle (controllers) é concebida por classes Javascript

Para saber mais sobre MVC, acesse: Padrão MVC | Arquitetura Model-View-Controller

O AngularJS é Baseado no Conceito SPA: Single Page Application

As praticas baseadas em SPA envolvem codificar menos no server-side e mais no client-side, proporcionando ao usuário uma aplicação dinâmica, que carrega recursos conforme necessário. Quando um usuário acessa um site construído dentro do conceito de SPA, a aplicação e seus componentes são armazenados no lado cliente, diferente da forma tradicional, quando o usuário precisa vistar várias páginas diferentes e recarregá-las para visualizar atualizações.

A ideia de uma página SPA é desenvolver uma em sua totalidade (ou quase totalidade) no cliente-side. É praticamente uma aplicação Desktop rodando no navegador / App. O server-side muitas vezes se encarrega apenas das funções de comunicação com o banco de dados.

Para saber mais sobre SPA, acesse: Single Page Application (SPA)

O AngularJS Utiliza Recurso Two-Way Data Binding

Aplicações tradicionais vinculam dados em em uma única direção, que passam pelo modelo até serem disponibilizadas na view (camada do usuário). O desenvolvedor precisa escrever um código que faça uma sincronia de maneira constante através do modelo para que a view esteja sempre atualizada.



One-Way e Two-Way Data Binding

O AngularJs, fornece um recurso de Data Binding que permite esta sincronização de dados de forma automática, entre os componentes do model e da view. O que é exibido na interface do usuário é uma projeção do model, atualizado a todo instante. Quando o modelo muda, a visão reflete esta mudança, e vice-versa.

Esta facilidade é possível através da adição de alguns controles ( atributos ) diretamente no HTML, de forma que seja possível identificar e controlar os atributos a serem atualizados.

O AngularJS Utiliza o Conceito de Injeção de Dependência

Injeção de Dependência é um padrão de design de software que lida com a forma como os componentes adotam suas dependências. Com o AngularJ as dependências dos componente ficam explícitas, facilitando o gerenciamento. Você pode manipular explicitamente as dependências conforme necessidade. Desta forma, a Injeção de dependência tornar o código mais flexível, testável e organizado.

O AngularJS reconhece os parâmetros dos controllers e injeta as respectivas dependências. Existem 3 formas de declarar dependências: Arrays, $inject ou usando diretamente os parâmetros de uma função.

O AngularJS Utiliza Recurso de Diretivas

Diretivas são extensões da linguagem HTML, que fornecem a possibilidade de estender/ampliar o comportamento de elementos HTML. Este recurso permite a implementação de novos comportamentos de forma declarativa. 

Para saber mais sobre Diretivas, acesse: Usando Diretivas no AngularJS

Continue estudando AngularJS:

Comentários