Publicação

Riscos do uso excessivo da tecnologia pelas crianças

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

O uso excessivo de aparelhos tecnológicos, é um tema de discussão mundial. É Cada vez mais frequente a exposição de aparelhos como smartphones, tablets e computadores para crianças muito novas. Dessa forma, os responsáveis por essas não medem as consequências desta apresentação tão prematura.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apresentou um guia condenando o uso excessivo de tecnologia, entre as crianças. As alertas são dirigidos para os responsáveis, médicos, professores, crianças e adolescentes.

Uns dos motivos da publicação do guia Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital é explicada com alicerce na comprovação científica: a tecnologia influência comportamentos através do mundo digital.

Por isso, é importante limitar o uso desses equipamentos e oferecer alternativas como brincadeiras pedagógicas e exercícios físicos, afirmou a psicóloga Roberta Vallory.

Pesquisadores afirmaram que a iniciativa da SBP é muito positiva. Conforme a psicóloga Vallory, o contato desmoderado com aparelhos eletrônicos aguça algumas áreas do cérebro e outras não. Assim, prejudicando algumas funções cognitivas do organismo das crianças que ainda está em desenvolvimento.  

O uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares.

Comentários