Publicação

Sistema de resfriamento por imersão reduz consumo de energia em 90%

foto de
Portal GSTI CONTEÚDO EM DESTAQUE



Nesta semana, a 3M Company apresentou o resultado de um trabalho desenvolvido em parceria com as empresas SGI e Intel. Trata-se de um sistema de refrigeração por meio da imersão de supercomputadores inteiros em um líquido dielétrico. O nome dado para esse sistema foi Novec. Ele promete reduzir eficientemente os custos da energia, chegando a gerar uma economia de 90% no consumo.

A compreensão do funcionamento do Novec é simples: as partículas do líquidos conduzem calor de forma mais rápida, devido à sua força de coesão. Dessa forma, a passagem de energia nesse estado físico é mais eficiente do que na forma gasosa. Outras vantagens dos líquidos são que adquirem a forma do recipiente que os contêm e seu escoamento é fácil. Os desenvolvedores do projeto também preveem uma potência de 100 kW por metro quadrado.

“O aumento da produtividade é resultado do supercomputador da SGI, dos processadores de alto desempenho da Intel e do processo de refrigeração por imersão da 3M”, ressaltou Joe Koch, Diretor da Divisão Comercial de Mercados Eletrônicos da empresa.

Como se não bastasse a invenção, a água utilizada no sistema é 100% reutilizada no resfriamento evaporativo. Ponto positivo do ponto de vista ecológico! 

Comentários