Publicação

Ciência de Dados no Combate à Corrupção

foto de
Diego Vilela CONTEÚDO EM DESTAQUE

Ciência de Dados no Combate à Corrupção | Dr. Rommel N. Carvaloho - IBPAD


Descrição


Ciência de Dados (Data Science)

Data Science é uma área de atuação profissional que apesar de ter sua origem reconhecida dentro da tecnologia da informação é considerada interdisciplinar, permeando áreas de conhecimento como matemática, estatística, ciência da informação, processos de negócio e mídias digitais. Pode ser resumida como um conjunto métodos, práticas e sistemas científicos para extrair conhecimento ou insights de dados estruturadas ou não estruturadas. É a arte de extrair conclusões a partir de grande volumes de dados. 

Para saber mais, acesse: O que é Ciência de Dados (Data Science)

Sobre o video: Ciência de Dados no Combate à Corrupção

"Ciência de Dados no Combate à Corrupção", por Dr. Rommel N. Carvalho, cientista de dados chefe do Observatório da Despesa Pública (ODP) do Ministério da Transparência e professor convidado do Departamento de Ciência da Computação da UnB, apresenta como o uso de mineração de dados pode ser extremamente útil para o combate à corrupção. Evento realizado no dia 18 de junho de 2016 na Faculdade de Tecnologia da UnB.

Sobre Dr. Rommel N. Carvalho

Dr. Rommel N. Carvalho é o Líder de Facebook Marketing Science LATAM. De 2015 a 2017 foi cientifico principal de dados do Observatório de gastos públicos no escritório brasileiro da controladora geral (CGU), onde liderou uma equipe de cerca de 20 cientistas de dados responsáveis ​​pelo monitoramento de despesas públicas, busca de fraude e luta contra a corrupção . Ele recebeu o segundo lugar no 5º Prêmio Chico Ribeiro sobre Qualidade e Informações de Custos de Gastos no Setor Público. Terminou seu pós doutorado na Universidade George Mason (GMU) na área de inteligência artificial, data mining, incerteza e descoberta de conhecimento em maio de 2012. Durante os 3 anos de seu doutorado, foi Assistente de Pós-Graduação no Departamento de Engenharia de Sistemas e Pesquisa de Operações na GMU, Virgínia, EUA. Ele recebeu seu Mestrado em Informática e seu Bacharel em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), DF, Brasil, em 2008 e 2003, respectivamente. Trabalha para CGU como especialista em TI desde 2005 e na UnB como professor no programa de Mestrado em Ciências Informáticas desde 2012, quando foi criado. De 2011 a 2012, ele participou da equipe do Portal Transparência, onde seu papel fundamental era o principal especialista em Open Government Data (OGD). No final de 2012, começou a trabalhar como líder da equipe de Ciência da Informação no Departamento de Pesquisa e Informação Estratégica (DIE). Um dos projetos desenvolvidos na DIE, a base de dados de preços de referência, ganhou o primeiro lugar no CONIP 2013 Excellence Award na categoria Sistemas de Gestão e Informação Geográfica. Ele fez pesquisas sobre detecção e prevenção de fraude para o governo brasileiro e consciência de situação para a Marinha dos EUA. Com 12 anos de experiência na área, produziu mais de 130 saídas técnicas diferentes, incluindo papéis, capítulos de livros, apresentações técnicas, processos, entre outros.

Sobre o IBPAD

O IBPAD - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro de formação de analistas e pesquisadores nas áreas de Comunicação Digital, Pesquisa e Opinião Pública, Política e Relações Governamentais. O time é formado por professores, pesquisadores e profissionais do mercado fascinados por pesquisa e análise de dados. Acesse aqui o canal do YouTUbe do IBPAD, onde poderá encontrar estes e muitos outros vídeos. 

Continue estudando Data Science

Comentários