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Como criar e enviar um orçamento de forma profissional

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Ricardo Sanches CONTEÚDO EM DESTAQUE



1 - Criando o orçamento

Use um programa que já tenha alguma familiaridade, como Word ou Excel, desde que você consiga exportar o arquivo em PDF quando acabar de fazer. Para agilizar seu trabalho, crie um modelo e siga este modelo sempre.

2 - O modelo

Utilize o tamanho A4 e se possível faça na cor preta, para facilitar a impressão pelo cliente. Pense na facilidade de leitura que o documento precisa ter, por isso utilize fontes simples e de tamanhos adequados.

Faça um documento com pelo 2 páginas. Na primeira se apresente, descreva seu portfólio, deixe claro seus contatos e onde o cliente pode encontrar mais informações sobre seu trabalho. Na segunda página você irá montar o orçamento.

3 - Não pode faltar

  • A quem se dirige;
  • Data;
  • Serviço a ser prestado;
  • Descrição das etapas para a realização do serviço;
  • Prazo de execução do serviço;
  • Prazo de validade do orçamento;
  • Condições e métodos de pagamento.

4 - Como salvar o arquivo

Para facilitar sua organização, crie pastas organizadas por mês e por dia. Nomeie o arquivo com o assunto, serviço e nome do cliente. Assim fica fácil fazer pesquisas quando precisar.

5 - Sobre o envio

Não se esqueça de sempre enviar o orçamento via e-mail. Assim você tem a documentação de dia e hora que o cliente recebeu seu orçamento. Aproveite também o e-mail para falar um pouco mais sobre você e adicione um link com seu site ou portfólio completo.

6 - Conclusão

A gente se comunica muito por redes sociais, né? E você pode acabar recebendo pedidos de orçamento através do Facebook ou Whatsapp, por exemplo. Mas antes de responder lembre-se que um orçamento bem feito pode te ajudar a fechar bons negócios.

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