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Dicas para diminuir a build no Unity

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Wiliam Nascimento Wtn CONTEÚDO EM DESTAQUE

Já tive alguns alunos que desanimaram de usar uma ou outra game engine pelo mesmo motivo, o tamanho da build . 


Ai você deve estar pensando: “nossa que besteira, se o jogo é bom isso não importa”.

Mas não é bem assim, um bom jogo deve ser bonito, ter boa jogabilidade, ser divertido e ter um build pequeno (ou pelo menos o menor possível).

E para fazer isso é necessário ter em mente algumas práticas que devem ser incorporadas no seu dia a dia como desenvolvedor de games.

Vamos ver os principais pontos que devemos conhecer para criar uma build de tamanho aceitável.


TAMANHO PADRÃO DA BUILD

A primeira coisa que precisamos fazer é saber qual o tamanho padrão da nossa build para uma determinada plataforma.

Esse teste é feito em um projeto vazio onde você vai criar sua build, feito isso vamos conseguir saber o tamanho padrão do arquivo final sem nenhum Asset.

Feito isso teremos um norte para nos guiar no nosso trabalho, então vamos continuar.


ARQUIVOS DE ÁUDIO

Um bom jogo precisa ter bons efeitos sonoros assim como uma boa música, mas precisamos ter cuidado com esses arquivos.


Usar .ogg é sempre uma boa e muitos desenvolvedores experientes aconselham.

E claro prepare o arquivo de áudio, se você não quer reproduzir uma música inteira corte somente a parte que você vai usar.


TAMANHO DE TEXTURAS

Agora entramos em uma parte polêmica, afinal todo mundo gosta de um jogo bonito com imagens super detalhadas.


Mas toda essa beleza tem um preço e quem paga esse preço é a memória, quanto mais pixels em uma imagem, mais espaço em memória será necessário, e claro com isso nosso arquivo final vai ficar maior.

Então o ideal é encontrar um equilíbrio no seu game, por exemplo, você pode deixar o personagem principal com uma resolução maior.

Enquanto que objetos como uma caixa que se encontra num canto qualquer pode ter uma resolução menor.


SPRITE SHEET

Outro assunto muito importante é sem dúvida o uso de Sprite Sheet, mesmo que seja mais cômodo importar várias imagens isoladas para dentro da Unity o ideal é evitar isso.


Possivelmente você já deve ter visto alguma vez uma imagem com várias imagens pequenas dentro representando uma animação, por exemplo.

Essas imagens pequenas são chamadas de frames e o uso desse tipo de imagem nos favorece muito pelo fato de tornar menor a quantidade de vezes que a memória fixa será acessada.

Enfim essas são algumas dicas para deixar o seu build um pouco menor, espero que você tenha gostado até a próxima.


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