Publicação

Formação em Ciência de Dados: Apostila

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Formação em Ciência de Dados: Uma Análise Preliminar do Panorama Estadunidense | Renata Gonçalves Curty e Jucenir da Silva Serafim | Universidade Federal de Londrina (UEL) | Download aqui

Descrição


Ciência de Dados (Data Science)

Data Science é uma área de atuação profissional que apesar de ter sua origem reconhecida dentro da tecnologia da informação é considerada interdisciplinar, permeando áreas de conhecimento como matemática, estatística, ciência da informação, processos de negócio e mídias digitais. Pode ser resumida como um conjunto métodos, práticas e sistemas científicos para extrair conhecimento ou insights de dados estruturadas ou não estruturadas. É a arte de extrair conclusões a partir de grande volumes de dados.

Para saber mais, acesse: O que é Ciência de Dados (Data Science)

Sobre a apostila: Formação em Ciência de Dados

O trabalho desenvolvido nesta apostila tem como objetivo Caracterizar e compreender os aspectos formativos do cientista de dados. Segundo a conclusão descrita pelos próprios autores, foi possível constatar que, de modo geral, a formação em ciência de dados atribui grande ênfase a habilidades estatísticas, matemáticas e computacionais, incluindo programação e modelagem avançada, sendo que muitas destas são pré- requisitos para ingresso nestes cursos.  

Sobre os Autores

Renata Gonçalves Curty é Doutora em Filosofia e Mestre em Filosofia da Ciência da Informação. É professora do Departamento de Ciência da Informação da UEL. E mail: renatacurty@uel.br  

Jucenir da Silva Serafim é Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Continue estudando Data Science

Comentários