Publicação

10 Ferramentas para Gerenciamento de Redes que Você Devia Conhecer!

foto de
Christian Guerreiro CONTEÚDO EM DESTAQUE

1 - Custos

Custos é uma solução livre que agrega vários softwares, oferecendo recursos de monitoramento de aplicações, serviços e rede, com destaque para monitoramento da segurança através de testes de penetração. As ferramentas da suite incluem nmap, openvas, greenbone, arachni, DIRB, nikto, w3ap e wapiti. Essa vale a pena testar! Acesse: 


2 - Verax NMS & APM

O Verax NMS & APM é uma ferramenta de monitoramento de rede e aplicações orientada a serviço (aderente ao ITIL, aparentemente!) e que fornece uma versão gratuita instalável para Windows (760MB!) ou em formato virtual appliance (2,8 GB). Me pareceu uma solução promissora. 


3 - NetXMS

O NetXMS é uma ferramenta livre (yes!) que fornece recursos desejáveis para um software de monitoramento, como auto discovery, mapas visuais da rede, interface web, API para integração com aplicativos de terceiros e alertas para eventos.

4- Uptrends Infra

O Uptrends Infra é uma solução para monitoramento a partir da nuvem, que oferece funcionalidades para monitoramento de servidores, rede, alertas e relatórios sem a necessidade de instalar nada. Possui versão gratuita, mas não consegui identificar as limitações.


5 - Netrounds

O Netrounds é um software de monitoramento de rede baseado em probes, o que significa que ele gera tráfego na sua rede, fazendo monitoramento tanto ativo como passivo, com o objetivo de medir latência, jitter e outros indicadores importantes para qualquer sysadmin. Versão gratuita limitada a duas probes.


6- FactFinder

O FactFinder é uma ferramenta de monitoramento focada em aplicações, que segundo o fabricante, é capaz de identificar gargalos em aplicações, monitorando transações, identificando dependências e com suporte a vários sistemas operacionais e até mesmo na nuvem. Tem versão gratuita que pode ser utilizada em um servidor.

7 - GotsiteMonitor 

GotsiteMonitor é um serviço de monitoramento de sites, hosts e serviços que permite observar os tempos de resposta para seus serviços a partir de 12 pontos espalhados pelo mundo. Muito útil para empresas que têm clientes e/ou filiais espalhadas pelo mundo. Versão gratuita permite até 5 monitores com alerta por email ilimitado e 20 via SMS.

 8 - Express Metrix 

Express Metrix é uma solução de inventário com versão gratuita (até 1000 nós) que permite controlar o uso de software, licenças, data de compra e outras informações importantes sobre os ativos da infraestrutura de TI.

9 - Sparrow IQ

Sparrow IQ é uma ferramenta para monitoramento de banda, com detalhes sobre o volume de tráfego e identificação de protocolos e aplicações. Me pareceu semelhante ao NTOP, talvez mais limitada e simples. Tem versão gratuita.

10 - GNS3 

A rigor, o GNS3 não é uma ferramenta de monitoramento, mas de simulação de redes, muito útil pra quem está estudando pras certificações da Cisco ou desenvolvendo algum projeto que depende de simulações de cenários de rede. Muito útil também pra professores.

Continue estudando Redes de Computadores

Comentários