Publicação

Aprenda a se proteger do vírus que exige "nudes"

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

Chamado de nRanso, um programa malicioso funciona igual a outros ransomwares: infectam seu dispositivo, “sequestram” suas informações e exigem algo em troca como uma forma de resgate. Mas, a moeda de troca utilizada por esse software é bem diferente das comuns, tratam-se de fotos em que suas vítimas aparecem sem roupas, as famigeradas ‘’nudes’’.

‘’O nRansom já infectou computadores ao redor do mundo’’, ressaltou a Malware Hunter Team (empresa de segurança eletrônica).

Uma vez que o programa consegue invadir seu sistema ele mostra a seguinte mensagem: "Seu computador foi bloqueado e só pode ser desbloqueado com um código especial", com o plano de fundo do desenho Thomas e Seus Amigos. Um endereço de e-mail é oferecido para contato. Na mensagem informa que para receber o código de desbloqueio é preciso enviar um lote de dez "nudes" do usuário. Após isso, os hackers verificam se as imagens realmente são da vítima, e informam que elas serão "vendidas na deep web".

As recomendações de John Snow, especialista da empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, é que as pessoas não paguem resgate algum caso o computador seja infectado, especialmente com fotos íntimas. O especialista orienta para os usuários instalarem um antivírus que detecta esse tipo de malware.

Fica a dica

Caso o seu computador seja invadido, você pode desbloqueá-lo apertando as teclas Ctrl+Alt+Shift+F4 e executando uma análise imediata do sistema.

Comentários