Publicação

Um monstro metálico forte e delicado

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE

Atualmente, as pesquisas no campo de desenvolvimento de robôs e máquinas estão voltadas para a criação de cyborgs com características mais humanas possíveis. Eles são capazes de desenvolver atividades mais difíceis com a delicadeza e precisão dos seres humanos.


A indústria de robótica Sarcos Robotics criou um andróide capaz de realizar diversas atividades, como: desenvolver atividades em usinas nucleares, grandes construções, e realizar tarefas mais simples e frágeis, a exemplo de colocar um pino, levantar um folha e acender ou desligar um interruptor.

A máquina pesa 227 kgs, seus braços medem aproximadamente 2 metros e suportam 500 kgs em cada um. Seu motor é movido a diesel e sua velocidade chega a 6,5 km/hora. Ele é controlado por humanos e seu monitoramento conta com um óculos para visualizar as atividades que o cyborg está desenvolvendo. Tais características lembram muito os filmes futuristas de Hollywood.

Segundo Ben Wolff, CEO da Sarcos, a distância entre a câmeras e o ombro é a mesma na proporção que você tem em seu próprio corpo. Esse conceito equivalente cinemático permite a um novo operador sem treinamento operar a máquina. Dessa forma, o sistema permite que o agente dos movimentos tenha noção da força a ser aplicada e o volume dos objetos trabalhados.  

Comentários