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5 RAZÕES PARA INVESTIR EM AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS TI

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É curioso notar que, mesmo não sendo mais uma novidade, a automação de processos de TI ainda não é adotada em muitas empresas. Diante de toda a tecnologia que nos cerca, essa realidade é quase inacreditável. Afinal estamos o tempo todo recorrendo a dispositivos repletos de funcionalidades que otimizam as mais diversas tarefas cotidianas, enquanto muitos profissionais de TI ainda vivem uma rotina obsoleta de trabalhos manuais que desperdiçam tempo e aumentam as chances de erro. Por que isso acontece?

A principal razão pela qual muitas empresas ainda não aderiram à automação de processos de TI é a falta de percepção do potencial desses sistemas. Por não conhecerem os benefícios que a automação é capaz de trazer para diversas áreas do negócio, muitos gestores não dão atenção ao assunto. Entretanto, o mercado competitivo não para, e a negligência pode custar caro a essas empresas, pois fatalmente elas serão ultrapassadas por aquelas que souberem utilizar bem a automação, gerando resultados superiores.

Se você deseja ver a sua empresa entre as melhores do ramo, não perca mais tempo! Confira a seguir como a automação de processos de TI faz a diferença em várias frentes de uma organização.

1. Informações centralizadas para uma comunicação eficaz

Em qualquer atividade realizada em equipe, a comunicação é fundamental, e nas equipes de TI isso não poderia ser diferente. Softwares de automação que possuem ferramentas integradas possibilitam que profissionais de diferentes setores tenham fácil acesso a todas as informações de que necessitam. Chamados, ordens de serviço, anotações, dados sobre os clientes e outras informações relevantes ficam disponíveis para todos que precisam delas, o que agiliza o trabalho da equipe em geral, evita ruídos de comunicação e erros decorrentes de tais ruídos, que deixam de existir.


2. Organização do fluxo de trabalho

Um dos grandes desafios da gestão de TI é a organização dos processos e seus fluxos, pois é a partir da análise do andamento dos processos que o gestor avalia o desempenho dos integrantes da equipe. A automação permite definir processos mais eficientes, estabelecer de maneira precisa os fluxos de trabalho e configurá-los conforme a realidade da empresa. Isso acaba com a necessidade de manter diversas planilhas para acompanhamento da performance da equipe e oferece aos gestores um panorama muito mais rico, o que possibilita inclusive a identificação de gargalos e a intervenção precoce.

3. Redução da ocorrência de erros

Quando as etapas dos processos de TI são geridas manualmente, o risco de erro ronda a equipe o tempo inteiro. Isso porque, em operações que requerem precisão, mas que são tediosas de se executar, uma distração mínima pode ter consequências significativas que podem custar caro. A automação traz a vantagem incomparável de deixar a cargo do software atividades sensíveis que estariam sujeitas a falhas humanas. Além do mais, permite o estabelecimento de hierarquias e a atribuição de responsabilidades de maneira clara a cada integrante.   

4. Redução da ocorrência de erros

Quando as etapas dos processos de TI são geridas manualmente, o risco de erro ronda a equipe o tempo inteiro. Isso porque, em operações que requerem precisão, mas que são tediosas de se executar, uma distração mínima pode ter consequências significativas que podem custar caro. A automação traz a vantagem incomparável de deixar a cargo do software atividades sensíveis que estariam sujeitas a falhas humanas. Além do mais, permite o estabelecimento de hierarquias e a atribuição de responsabilidades de maneira clara a cada integrante.


5. Aumento da produtividade

A automação de processos de TI elimina da rotina da equipe tarefas braçais, liberando tempo dos profissionais. Esse tempo pode ser melhor aproveitado em outras tarefas que requerem raciocínio lógico, busca de soluções e criatividade. Ao serem solicitados para assumir novos desafios, os colaboradores se sentem mais motivados e não é novidade para ninguém que uma equipe motivada é também mais produtiva.

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Uma vez que a empresa compreende as vantagens da automação de processos de TI, existem alguns pontos a serem considerados na escolha do sistema: ele permite centralizar toda a gestão? É possível adaptá-lo à realidade do negócio? É um sistema fácil de usar? Se você já está na fase de fazer essas perguntas, é hora de conhecer a Milvus.

Milvus é um sistema de Help Desk Inteligente capaz de aumentar em até 80% a produtividade de uma equipe de Suporte de TI. Totalmente integrado, o software reúne ferramentas como gerenciamento de tarefas, gestão de prioridades e portal para clientes e gestores, além de muitos outros recursos que permitem maior eficiência no gerenciamento. A empresa que contrata o serviço ganha, sem custo adicional, acesso à Universidade Milvus, um ambiente didático online onde os usuários aprendem a utilizar todo o potencial da plataforma.

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