Publicação

Como ser um Front-End?

foto de
Andre R CONTEÚDO EM DESTAQUE


Antes de tudo quero deixar claro que um profissional em front-end não precisa ser um ótimo designer! Então sabendo disso logo nos resta dizer que o desenvolvedor front end é aquele carinha responsável pela interface do site, trabalha no meio de designer e programador back end, se preocupar com o desempenho no client-side, desenvolve código limpo e bem documentado e aplica técnicas de melhoramento em SEO. O que devo dominar de início?

PASSOS INICIAL

O primeiro passo é você dominar as linguagens bases HTML, CSS, JavaScript Recortes de imagens SEO Noções de desempenho

CONHECIMENTOS INTERMEDIÁRIOS

HTML (Semântica e Acessibilidade) CSS (propriedades avançadas do CSS3, Design Responsivo, funcionamento de grids e noção de frameworks) JS (Entendimento da linguagem, noções de orientação a objeto) Ferramenta de Versionamento (Git)

CONHECIMENTO AVANÇADO

CSS (Entender pre-processadores e suas funções) JS (Conhecimento forte na linguagem, entender algumas arquiteturas e Testes) NodeJS (Saber como funciona e alguns conhecimentos básicos para automatização e afins) Grunt/Gulp (saber como automatizar processos) Noções de UX/UI (Extra)

CONHECIMENTO MASTER

CSS (conceitos avançados de arquitetura - BEM, Organic, Atomic) JS (Total domínio na linguagem, design patterns na palma da mão) NodeJS (saber como criar módulos, chamá-los tanto no front quanto no back) Ter sólida experiência em sistemas front como o MEAN Stack Mas porra cara é muita coisa! Sim de fato é muita coisa mesmo, mas de acordo com o tempo vai se pegando o jeito da coisa. Claro que você tem que gostar de estudar sempre coisas novas se não você nunca vai ser um bom desenvolvedor. Qual editor você recomenda? Hoje tem vários editores bacanas disponíveis para os desenvolvedores tais como Brackets, Sublime Text, Atom, mas só não indico o editor Dream Weaver da Adobe que faz muitos desenvolvedores ficarem dependentes dele. Você pode indicar bons conteúdos de estudo? Sim amigo! Você pode baixar boas apostilas na Caelum e K19, mas caso queira algo com mais novidades em breve estarei lançando uma apostila tanto para devs iniciantes, médios e avançados.

Comentários