Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Conheça o SimbiOS uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux

foto de
Anônimo CONTEÚDO EM DESTAQUE

Você quer uma distribuição baseada no Debian Testing e totalmente reformulada? O SimbiOS é para você.

O SimbiOS é baseada no Debian, espeficamente o Debian Testing que é a mesma base usada no Ubuntu até os dias de hoje. O SimbiOS nasceu em 2010 com o objetivo de ser um laboratório de aprendizado de Linux, na medida em que as novas versões foram lançadas muitos usuários foram beneficiados pelo sistema simples e adaptado ao uso. O conceito central é de não desfigurar o Debian, mas de dar novas funcionalidades que estão dormentes na versão padrão, além de adicionar uma personalidade própria, contudo continua sendo um bom e confiável Debian.

O projeto SimbiOS foi fundado pelo PH Souza, o site da distribuição é bem completo e não deixa nada a desejar. Nele, você encontra blog com as novidades, espaço para o desenvolvimento, depoimentos de pessoas ao redor mundo, ao todo são mais 40 países que usam o SimbiOS atualmente e os números tendem a crescer.

Você também pode fazer download, ver imagens do sistema, enviar sua opinião através do item feedback, falar com a equipe e o fórum, que presta suporte á todos os usuários que precisarem tanto de ajuda para resolver possíveis problemas, como também para sanar dúvidas. 

Algumas Imagens do SimbiOS

distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10
distro-linux-SimbiOS-ONE-17.0-10


A versão mais recente do SimbiOS é o ONE 17.0 (nolla) que foi lançada em 25 de outubro deste ano, no site do projeto como falamos anteriormente há toda uma descrição entre as melhorias ali implementadas, confira o texto do anúncio oficial.

Mas o que muda da versão do SimbiOS 15 para a 17?

 Em resumo, muda pouca coisa, basicamente os pacotes foram atualizados. o desktop padrão foi alterado para o Cinnamon e muitos dos pacotes que antes eram disponibilizados por script, como drivers e alguns codecs, agora já estão inclusos na imagem ISO.

O SimbiOS ainda mantém e melhorou o seu APT híbrido e seu conjunto de atalhos do terminal, chamado de aliases do bash. Na parte visual mantém-se o plymouth padrão da versão 16, o lightdm default do Debian. O que realmente pode chamar a atenção é seu ambiente gráfico cinnamon, disposto em duas barras como no MATE, traz consigo alguns mini aplicativos como previsão do tempo e o menu slingshot.

Foi tomado o cuidado de se embarcar poucos programas, só o essencial para o primeiro uso, pois em caso contrário a ISO se tornaria muito grande, inviabilizando o upload e o download. Os programas podem ser baixados através dos repositórios do Debian utilizando o gnome-software, synaptic ou terminal, como também através deste link que disponibiliza programas nonfree, como por exemplo o Google Chrome e o Skype. Caso baixado do site o usuário deverá fazer a instalação do pacote .deb correspondente ao programa utilizando o Gdebi ou terminal.

Precisa de mais informações sobre o SimbiOS? Então acesse o site do projeto:

Site do SIMBIOS

Conheça também o Sempre Update

Comentários