Publicação

Frameworks e bibliotecas

foto de
Andre R CONTEÚDO EM DESTAQUE


 Como sempre a web está nos surpreendendo cada vez mais! E quando digo que está nos surpreendendo é  em muitos fatores como os frameworks e bibliotecas lançadas para nos ajudar no  desenvolvimento de uma aplicação de sucesso. Hoje o mercado web nos oferece diversas soluções para desenvolver um software de qualidade e dentro das normas. Nesse pequeno post irei falar sobre a diferença entre Framework e bibliotecas , mas afinal o que é um e outro?

Bibliotecas:

 As bibliotecas usam seu código como base a uma implementação de regras. As bibliotecas são um conjunto de funções que visa facilitar a utilização de uma determinada linguagem, como citamos acima o caso do Jquery que é uma biblioteca feita com a base em JavaScript.

Frameworks:

 Diferente das bibliotecas o framework é um conjunto de componentes contendo uma base pronta de um projeto. Podemos citar como exemplo alguns Frameworks famosos no momento como o Bootstrap citado acima e o Angular famework para aplicações em JavaScript mantido pela Google.

 Como podem notar  temos uma grande diferença entre um e outro, mas um detalhe legal que é bom citar é que muito frameworks como o caso do Bootstrap necessita de uma biblioteca como o Jquery para funcionamento de seus componentes modal, navbar e carrousel. Agora difrente do Boosttrap o Jquery não necessita de um framework para executar suas funções ou seja ele consegue ser independente. 

 Esse foi um pequeno post do que é um framework e bibliotecas de desenvolvimento, espero que tenham gostado desse post.    

Comentários