Publicação

O que é WordPress?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

O WordPress é a multiplataforma de blog/site mais popular e funcional existente. Sua maior atratividade é a facilidade de uso além de ser inteiramente gratuito! Sem dúvidas a melhor escolha em termos de facilidade, custo e beneficio.

Qualquer pessoa pode se aventurar a criar um blog utilizando o WordPress, sendo as únicas exigências ter um domínio e possuir uma hospedagem. Apesar de voltada para blog, vem sendo hoje muito utilizado na criação de sites profissionais.
 
Conhecendo o WordPress!

Criado por Matthew Mullenweg e Ryan Boren em 27 de maio de 2003, nasceu a partir do sumido b2/cafelog e é hoje a maior plataforma  de blogs/sites conhecida. Sendo um CMS (Content Management System), em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), o WordPress utiliza PHP em sua programação, tendo como licença códigos abertas, ou seja, seus direitos autorais permitem estudar, modificar e distribui-lo para qualquer um e para qualquer finalidade. Claro que isso, dentre outras, foi responsável pelo crescimento tão rápido dessa multiplataforma. A empresa responsável pela manutenção do software é a Automattic e o WordPress é fornecido pela GNU General Public License e permanece gratuito.

Outra peculiaridade do WordPress é ser flexível, sua facilidade permite até mesmo pessoas sem conhecimento em linguagem de programações como HTML ou PHP a gerirem seus conteúdos. Além do mais possui grande capacidade de personalização permitindo adaptar o blog ou site de acordo com gostos e necessidades. Isso se faz possível pela utilização de Temas e Plugins que facilitam essas configurações pois são acoplados ao WordPress expandindo suas funcionalidades.

    Instalação e atualização do WordPress.
Instalar um blog ou site WordPress não é difícil, entretanto para isso já é necessário ter um domínio na internet e possuir uma hospedagem. Porque isso é preciso?

Entenda! A não ser que você utilize o WordPress.com, logo falaremos sobre ele, você precisará fornecer um endereço para que o WordPress tenha um caminho onde direcionar seus arquivos de instalação. Este endereço (caminho) é o domínio, ou seja, apenas mais um nome bonitinho que foi dado. E hospedagem? Bom, ela é o lugar apontado pelo domínio para que o WordPress instale lá os seus arquivos. Enfim, este é um assunto bem complexo, portanto logo teremos um artigo dedicado exclusivamente a ele, porém, basicamente é isso.

Após esse processo de apontamento o WordPress está apto a iniciar de fato a instalação. A partir daqui as coisas são bem mais simples e intuitivas, levando apenas em torno de 5 minutos. Sua atualização é possível facilmente pelo painel de controle, entretanto, ele possui uma ferramenta de atualização automática que simplifica ainda mais esse processo.

    Temas e Plugins WordPress

Uma das mais interessantes características proporcionada por esta multiplataforma é a integração de temas e Plugins. Essas duas ferramentas maximizam as funcionalidades dos blogs e permitem deixar tudo da forma como desejamos.

 As opções de temas que encontramos no mercado compatíveis com o WordPress são imensas, alguns sites inclusive são dedicados apenas a oferecer temas voltado à ele. Um deles muito interessante é o Theme Forest para citar um exemplo. Os temas para WordPress, para quem não sabe, são Layouts pré-configurados que podem ou não serem usados da forma como estão. Se optar por personalizá-lo, o WordPress permiti que isto seja feito através de seu painel de controle, utilizando a ferramenta “editor”. Claro que para isto é necessário um certo conhecimento de CSS ou HTML.

Assim como os temas, dispõem-se de uma infinidade de Plugins. São tantos, que escolher os melhores é uma tarefa praticamente impossível. Entretanto na escolha de um é interessante atentar-se a alguns pontos:

    Busque saber da procura de outras pessoas por esse Plugin;
    Observe as notas atribuídas dadas por outros usuários;
    Reserve um pouco de tempo para ler os comentários. O que os outros usuários falam sobre o Plugin?
    Se preferir, procure também referências no Google.

Vale lembrar que a personalização de Plugins também é possível e que o próprio site do WordPress você encontra vários disponíveis.

    WordPress.com  X  WordPress.org

Muita gente tem dúvidas em relação estas duas versões da multiplataforma, entretanto, são grandes suas diferenças, sendo o WordPress.org a versão mais personalizável, completa e profissional. Perceba suas diferenças…
Características do WordPress.com:

    Não existe necessidade de contratar domínio ou hospedagem. Nele você ocupa um espaço nos servidores do WordPress e recebe um domínio gratuito parecido com este, www.meusite.wordpress.com;
    Não é possível utilizar temas personalizados limitando-se apenas ao que WordPress.com oferece;
    Não é possível a expansão de funcionalidades através de Plugins;
    Não existe a possibilidade de personalizar os links permanentes do blog ou site, ou seja, não é possível mudar a forma como as URL’s (endereço de uma página ou artigo) aparecem;
    Não é possível a inserção de adsenses;
    Dentre várias outras limitações não comentadas.

Características do WordPress.org:

    Necessidade de possuir um domínio e hospedagem, pois o WordPress.org não arquivará seu conteúdo como acontece no WordPress.com;
    Todas as limitações do WordPress.com não existem mais. Temas personalizados, utilização de Plugins, possibilidades de personalização de links permanentes, adsenses… Tudo é permitido.
    Podem existir problemas com relação a limitação de tráfego, site/blog fora do ar, configurações de PHP e MySQL, dentre outras… Entretanto todos estes problemas faram relação a hospedagem escolhida, daí a importância de optar por uma de qualidade.

Comparando suas características talvez vocês já esteja decidido que o WordPress.org é o melhor. Porém, é interessante primeiro saber identificar qual a finalidade que você dará para ele. Se você quiser criar um site/blog básico, porém, com muitos recursos e não pretende gastar contratando domínio e hospedagem, o WordPress.com atende com perfeição. Entretanto se prefere um blog/site mais profissional e está disposto a investir um pouco nele, o WordPress.org deve ser a escolha.

Comentários