Publicação

Sites monitoram suas ações, conclui estudo

foto de
Diego Lisboa

Você sabia que suas ações na web são monitoradas por sites? Pois é, algumas páginas da web utilizam scripts para apanhar importantes dados dos usuários e até mesmo os movimentos de seus mouses são coletados.

Os dados apanhados por esses scripts são usados para que as empresas possam mensurar o comportamento de seus clientes, para investirem em melhorias. Porém, uma polêmica surge quando estes dispositivos de mensuração coletam dados, como: o que você começa a escrever e desiste; quando você tenta fazer uma compra, coloca seus dados do cartão de crédito e apaga, pois desistiu da compra.

Segundo Steven Englehardt, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, esse tipo de coleta pode expor usuários a roubo de identidade, golpes online e outros comportamentos indesejados.

Veja como como funciona um script:

“Não há muito o que fazer para evitar essa coleta de dados, e por mais que bloqueadores de anúncios e o recurso "não rastrear" do navegador ajudem a impedir a ação de alguns desses scripts, não há como ter certeza de que nenhuma informação está sendo coletada indevidamente”, concluem alguns pesquisadores.

Comentários