Publicação

Conheça a distribuição GNU/Linux UBOS

foto de
Anônimo CONTEÚDO EM DESTAQUE

Conheça o UBOS, tenha o seu próprio servidor em casa

Muitas pessoas querem mais controle sobre seus dados. Isso inclui dados como fotos de família, postagens públicas, registros médicos e os dados dos sensores da internet das coisas (IoT) em sua casa. Por esse motivo, muita gente vem criando seus próprios servidores em casa e eis que surge o UBOS, uma distribuição GNU/Linux baseada no Arch Linux.

O problema é que o funcionamento do seu próprio servidor requer habilidade e é aí que o UBOS entra, o foco do projeto é que seja simples configurar e manter um servidor Linux que execute aplicações Web comuns e mantenha os dados sob controle do proprietário do servidor. O projeto também incentiva que todos deveriam ter um servidor em sua casa um dia, e que permaneça independente dos grandes senhores comerciais e governamentais.

Recursos do GNU/Linux UBOS

Com o UBOS, as aplicações web podem ser instaladas e totalmente configuradas com um único comando. Isso extrai o trabalho de instalação e configuração de software em servidores e permite que muitas outras pessoas tenham seu host de sites.

O UBOS automatiza totalmente o gerenciamento de aplicativos em hosts virtuais. Você pode executar, cinco instâncias diferentes do WordPress com diferentes plugins e temas em cinco nomes de host diferentes no mesmo computador, ou mesmo no mesmo nome de host (por exemplo, exemplo.com/blog1, exemplo.com/blog2, etc.). Você pode implantá-los individualmente ou ao mesmo tempo com um único comando.

A UBOS agora também pode obter automaticamente certificados SSL/TLS da Letsencrypt.org. O sistema pré-instala e pré-configura a rede e outras infra-estruturas, por isso ele está pronto para ser usado assim que iniciar. Por exemplo, não só o UBOS inicia como cliente dhcp, mas também executa um servidor web com uma aplicação padrão por trás de um firewall pré-configurado. Isso permite ao usuário usar o UBOS imediatamente, com pouca ou nenhuma configuração de sistemas.

Em outras distros, trata-se de um processo manual aberto que requer um conhecimento substancial da administração de sistemas e ainda mais paciência. Caso o usuário possua duas interfaces Ethernet podem estas podem fazer com que o UBOS seja transformado em um roteador/gateway doméstico com um único comando. Nessa configuração de “gateway”, o UBOS configura automaticamente a máscara de rede, um firewall, um servidor DNS e DHCP local.

As aplicações instaladas no sistema podem ser apenas acessíveis na rede de área local, ou também na internet pública. O UBOS pode fazer backup ou restaurar tudo, ou qualquer subconjunto de aplicativos instalados em um dispositivo, incluindo sua configuração inteira (como TLS) em um único comando. Opcionalmente, os backups podem ser criptografados ou carregados automaticamente no Amazon S3.

Ao contrário da maioria das outras distros, a UBOS não tenta fornecer todos os pacotes possíveis. Em vez disso, eles tentam fornecer o menor número possível de pacotes, eliminando pacotes alternativos que fornecem funcionalidades sobrepostas.

Baseado no Arch Linux

Os usuários que desejam usar outros pacotes não fornecidos através do UBOS ainda podem ter acesso a eles usando os repositórios do Arch Linux. O sistema é derivado do Arch Linux e é totalmente compatível com seus repositórios.

A UBOS usa um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo, o que chamamos de rolling release, ele nunca exige grandes atualizações, em vez disso, as atualizações são disponibilizadas de forma incremental. Isso garante que os dispositivos possam continuar atualizados e assim continuar funcionando para o longo prazo.

O UBOS é um projeto software livre mesclado com código aberto, não nele nenhuma licença proprietária, e o projeto convida você a revisar o código dele e constatar isso. Se você quer ter o seu próprio servidor em casa, certamente vale muito a pena testar o sistema e experimentar os seus recursos.

Comentários